Regata treino agita atletas no YCSA antes da Copa da Juventude

O YCSA – Yacht Club Santo Amaro entrou no clima da Copa da Juventude nesta segunda-feira (30) com regatas sem valer pontos apenas como treino.

Os velejadores das classes ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Formula Kite conheceram as suas respectivas raias, nas águas da Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP).

A Copa da Juventude conta com mais de 150 velejadores inscritos e o YCSA, sendo a sede do campeonato, disponibilizou sua estrutura para proporcionar as melhores condições aos atletras.

Há um “Race Village” no local e amplo espaço para convivência.

Os treinos foram importantes para simular situações de regata e a estrutura da raia como as embarcações, CR, boias, bandeiras, etc.

”A regata treino serve para que os oficiais observarem se está tudo funcionando em água. Também é fundamental os atletas conhecerem a raia”.

”Podemos dizer que foi uma simulação para os cinco dias de Copa da Juventude”, explicou Volnys Bernal, Diretor do YCSA.

”Uma grande estrutura foi montada para os velejadores! É muito importante que toda juventude possa ter as melhores condições para as disputas na água e as facilidades em terra”.

Além das regatas, YCSA e CBVela – Confederação Brasileira de Vela e COB – Comitê Olímpico do Brasil estão proporcionando palestras de diversos temas sobre o esporte para todos os atletas.

Nesta segunda-feira (30) foi dia do tema saúde e performance, com a Dra. Tathiana Parmigiano.

Sustentabilidade na Copa da Juventude

A Copa da Juventude 2023 não é um evento de vela apenas na água com regatas e formação de novos talentos.

A tradicional competição organizada no YCSA – Yacht Club Santo Amaro em parceria com a CBVela promove ações de sustentabilidade, uma marca da modalidade.

Nesta segunda-feira (30), foi realizada no Parque Ecológico do Tietê, a atividade ‘Menos carbono e mais árvores’.

Representantes da CBVela, do YCSA, da Sabesp, atletas e o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza fizeram o plantio de mudas para compensar as emissões durante o campeonato, que ocorre até o próximo sábado (4).

”Para a CBVela é uma obrigação cuidar do nosso meio ambiente. Estamos envolvidos no propósito de conservar o mundo, não apenas nosso local de competição, mas em todos os locais”, contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. 

A coordenadora das ações de sustentabilidade na CBVela é Sandra Patrício. O trabalho começou em 2021 durante a Copa Brasil em Ilhabela (SP) e segue em todas as ações da entidade.

”A Confederação faz parte do pacto global da ONU e esse projeto é fruto desse compromisso. E estamos cuidando da parte sócio-ambiental na prática. As regatas da CBVela buscam evitar cada vez mais a emissão de carbono com iniciativas simples e muita conscientização”, explicou Sandra Di Croce Patricio, diretora de sustentabilidade da CBVela.  

Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento