YCSA sedia Copa da Juventude; Evento terá mais de 150 atletas

O principal campeonato da vela de base do Brasil teve início neste domingo (29), no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP).

A Copa da Juventude fez sua cerimônia de abertura com mais de 150 atletas de até 18 anos.

As regatas começam pra valer na terça-feira (31) e terminam no próximo sábado (4).

Representantes da Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da tradicional competição.

As classes serão ILCA 6, 420, 29er, IQFoil e Fórmula Kite.

”É o evento mais importante para a vela jovem brasileira, que reúne várias classes. Chegamos em 150 atletas de nove estados, um recorde! Sinal que a vela está crescendo no Brasil.”

”O YCSA tem o DNA da vela competitiva, faz parte da nossa missão. Nossos atletas sempre participam desse evento e quando possível, o clube sedia a competição”.

”A última foi em 2015 e agora estamos novamente”, disse Ronaldo Reimer, comodoro do YCSA.

A CBVela e o YCSA são parceiros na organização da Copa da Juventude.

O evento poderá indicar parte dos representantes para defender o país no Mundial da Juventude 2023, que será realizado em Búzios (RJ).

As provas internacionais serão de 8 a 16 de dezembro.

A Copa da Juventude terá, além das regatas na Represa do Guarapiranga, palestras, clínicas e consultorias com treinadores, profissionais do esporte e medalhistas olímpicos, como Alex Welter, primeiro a ganhar uma medalha de ouro na modalidade pelo Brasil em Moscou 1980. 

O evento abriu com o tradicional desfile das delegações dos estados e teve o hasteamento de todas as bandeiras das federações.

”O YCSA é um dos maiores formadores de atletas do Brasil e nos recebe tão bem novamente. A vela jovem é uma realidade e a CBVela apoia eventos e a formação deles. Esse é o nosso futuro, o futuro do nosso esporte”, contou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. ‘

‘Nossa ideia é fazer uma grande competição em local de água abrigada, como na Represa do Guarapiranga. O YCSA é um clube ideal para formar novos velejadores”.

Entrevista com os organizadores — https://youtu.be/Fr9jDvJqGfA

Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento