Etapa de Miami da Copa do Mundo abre a temporada 2018

A temporada 2018 da vela começa com a etapa de Miami da Copa do Mundo, na próxima terça-feira (23).

A primeira grande competição internacional de classes olímpicas da temporada 2018 terá regatas a partir desta terça-feira (23). A etapa de Miami abre o circuito da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), no City of Miami Regatta Park. Ao todo, 19 velejadores brasileiros estarão na disputa, incluindo Jorge Zarif, que defende o bicampeonato do evento na classe Finn.

“Miami é um lugar que tem condições parecidas com as que eu encontro nos meus treinos no Brasil. Eu sempre me sinto muito bem velejando aqui. Minha expectativa é brigar por pódio e tentar ser cada vez mais consistente”, afirmou Jorginho, que além de dois ouros (2016 e 2017), já conquistou duas medalhas de bronze na competição na Flórida. “É um campeonato que representa muito para mim. O pódio de 2013 foi o meu primeiro no circuito profissional”, completou.

Outra atração da delegação brasileira é o retorno da medalhista olímpica Fernanda Oliveira aos eventos da Copa do Mundo, ao lado de Ana Barbachan. As duas não competiam no circuito desde a etapa de Hyères em 2016, quando conquistaram a prata na classe 470 feminina.

As regatas de medalha de Miami estão previstas para os dias 27 (sábado) e 28 (domingo). Em 2017, o Brasil subiu duas vezes ao pódio na competição. Além de Jorge Zarif, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro na classe 49er FX. No total em etapas da Copa do Mundo (desde 2009), o Brasil soma 44 medalhas, sendo 24 de ouro, 11 de prata e nove de bronze.

Confira os velejadores brasileiros que estão em Miami para a Copa do Mundo:

Marina Balbino

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento