Brasileiros ainda na briga pelo Medal Race do Mundial de 470

Únicos com chances de Top 10, os gaúchos Rodrigo Duarte e Ana Barbachan mantiveram o 16º lugar com 84 pontos e podem ir pra medal race amanhã

O Campeonato Mundial de 470 entrou em sua fase decisiva e se aproxima da medal race no Sdot Yam Sailing Club, em Israel.

Nesta quinta-feira (27) foram realizadas mais duas regatas para todas as duplas na costa do Mediterrâneo.

Únicos com chances de Top 10, os gaúchos Rodrigo Duarte e Ana Barbachan mantiveram o 16º lugar com 84 pontos. A dupla tirou um 7º e um 22º nas provas do dia.

A competição, que conta com 60 barcos de 20 países, terá sequência nesta sexta-feira (28) com mais duas regatas para definir os classificados para medal race.

Apenas os dez primeiros garantem vaga na final de sábado (29). O regulamento indica apenas um descarte do pior resultado até o fim!

Para chegar entre os 10, Rodrigo Duarte e Ana Barbachan precisam tirar oito pontos de desvantagem principalmente para os ingleses Martin Wrigley e Eilidh McIntyre, que estão em décimo lugar.

”Os dois (Rodrigo e Ana) seguem velejando muito bem, evoluindo a cada dia na raia de Israel”.

”A expectativa é ficar entre os 16 para conseguir o índice para os Jogos de Paris e aqui pegar a medal race. O Henrique e a Isabel lideram a flotilha prata, o que é um bom resultado”, disse o chefe de equipe, Ricardo Paranhos.

A Equipe Brasileira de Vela viajou para Israel com quatro duplas mistas para a classe olímpica de Paris 2024.

Além de Rodrigo Duarte e Ana Barbachan, o país conta com os cariocas Henrique Haddad e Isabel Swan em 31º, os gaúchos Fernanda Oliveira e Rodolfo Streibel aparecem em 41º e os baianos Juliana Duque e Rafael Martins em 42º. 

A liderança segue com os alemães Luise Wanser e Phillip Autenrieth, com 38 pontos perdidos. Na sequência aparecem duas duplas da França. 

Matisse Pacuad e Lucie de Gennes, com 45, e Camille Le Cointre e Jeremie Mion, com 50.

Foram realizadas desde segunda-feira (24) nove regatas com apenas um descarte do pior resultado.

Os barcos estão divididos em flotilhas ouro, prata e bronze, mas apenas Rodrigo Duarte e Ana Barbachan podem disputar medalha na medal race.

”No caso na Fernanda e Rodolfo, eles ainda estão se ajeitando com perspectiva de crescimento, o mesmo vale para Ju e Rafa”, disse Ricardo Paranhos, chefe da equipe em Israel.

Resultados oficiais

Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento