Brasileiros entre os melhores do Mundial de Star 2022

O campeonato Mundial de Star terminou neste sábado (17) com 84 duplas e oito velejadores defendendo as cores do Brasil.

A vela brasileira concluiu a 100ª edição do Mundial de Star, no Eastern Yacht Club, em Marblehead, nos Estados Unidos, com três atletas no Top-10 do geral. Mais do que isso: faturou títulos expressivos na categoria até 30 anos, também chamada de Junior. O campeonato Mundial de Star terminou neste sábado (17) com 84 duplas e oito velejadores defendendo as cores do Brasil.

Foram disputadas seis regatas e o título ficou com os italianos Diego Negri e Sergio Lambertenghi, seguidos pela dupla croata Tonci Stipanovic e Tudor Bilic. O barco formado pelo norte-americano Paul Cayard e pelo alemão Frithjof Kleen foi bronze no Mundial de Star.

Os brasileiros Antônio Moreira e Ubiratan Matos garantiram o título do Campeonato Mundial de Star na categoria sub-30 em Marblehead. “A vitória é muito importante para o Brasil! Sabemos o quanto a classe Star é tradicional e renomada. No entanto, fico muito orgulhoso não apenas pela vitória, mas por ver todos grandes velejadores do nosso País velejando em um Mundial”, explicou Antônio Moreira. Recentemente, a dupla faturou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Star.

A única parceria composta por um timoneiro e um proeiro brasileiros na disputa do Mundial de Star levou a melhor sobre times da Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Canadá e Áustria. Em segundo lugar ficaram os alemães Daniel Fritz e Alberto Ambrosini,enquanto Martin Pedro e Martin Costa, da Argentina, completaram o pódio Junior.

+ Brasileiros seguem para terceira rodada do ISA Games

Pedro Trouche tem melhor desempenho no geral

O melhor resultado na classificação geral envolvendo um brasileiro no Mundial 2022 foi do proeiro Pedro Trouche, que ao lado do norte-americano Jack Jennings fechou o Mundial de Star em quinto. “A classe tem investido na renovação e isso é muito importante para o desenvolvimento do Star. Aqui foram 12 duplas de Under-30. Eu sou um cara novo, foi meu terceiro campeonato mundial na classe! Volto para casa muito contente com a evolução do time, ficamos muito felizes com o resultado final”, ressaltou Pedro Trouche.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cinco vezes campeão do evento, o também proeiro Bruno Prada foi sétimo com o polonês Mateusz Kusznierewicz. O atleta foi duas vezes medalhista olímpico ao lado de Robert Scheidt. Em nono na tabela terminou Tomás Hornos (EUA) e Mauricio Bueno.

Resultados no geral do 100º Mundial de Star

Jack Jennings (EUA) e Pedro Trouche – 5º
Mateusz Kusznierewicz (POL) e Bruno Prada – 7º
Tomas Hornos (EUA) e Mauricio Bueno – 9º
Joe Londrigan (EUA) e Arthur Lopes – 20º
Antônio Carvalho Moreira e Ubiratan Matos – 26º
Shane Zwingelberg (EUA) e Samuel Gonçalves – 30º
Fabiano Vivacqua Jr e Massimo Canali (ITA) – 58º

Súmula final

https://yachtscoring.com/event_results_cumulative.cfm?eID=15430
Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento