Martine Grael e Kahena Kunze fecham Mundial de 49erFX em 7º

O melhor resultado foi do time bicampeão olímpico formado por Martine Grael e Kahena Kunze, que ficou na sétima colocação geral na 49erFX.

O Mundial de 49er, 49erFX e Nacra 17 terminou nesta segunda-feira (5) em Nova Scotia, no Canadá.

A Equipe Brasileira de Vela contou com cinco duplas no evento internacional, o mais importante da temporada para as classes citadas.

O melhor resultado foi do time bicampeão olímpico formado por Martine Grael e Kahena Kunze, que ficou na sétima colocação geral na 49erFX.

As campeãs foram as holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz, seguidas pelas suecas Vilma Bobeck e Rebecca Netzler e pelas espanholas Tamara Echegoyen e Paula Barcelo.

As brasileiras Martine e Kahena seguem na liderança do ranking mundial da SSL e os resultados da temporada são positivos na 49erFX.

São dois ouros na Semana Olímpica de Hyères e Europeu de Aarhus, além de uma prata no S.A.R. Princesa Sofía.  

Na 49er, os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges correram na flotilha prata na reta final do campeonato e finalizaram em 26º.

A dupla manteve evolução em Halifax e o alvo principal agora será tentar a vaga do Brasil para tentar o tricampeonato pan-americano em Santiago 2023.

Já os atletas Dante Bianchi e Thomas Lowbeer fecharam o evento canadense em 48º lugar. 

Os campeões da 49er foram os holandeses Bart Lambriex e Floris van de Werken, seguidos pelos times da Espanha e da Croácia.

Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, finalistas de Tóquio 2020, fecharam o campeonato na 17ª posição e João Bulhões e Marina Arndt na 20ª.

Os italianos Ruggero Tita e Caterina Banti ganharam a classe mista antes mesmo da medal race.

Link para resultados

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito.

Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Flávio Perez

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento