Brasileiros da IQFoil perto dos Jogos Pan-Americanos

Na categoria masculina da IQFoil, Mateus Isaac lidera o campeonato sul-americano com 9 pontos e está praticamente com a medalha garantida.

A vela brasileira está perto de confirmar duas vagas para os Jogos Pan-Amricanos de Santiago 2023. Neste domingo (4) serão realizadas as últimas regatas do Sul-Americano de IQFoil, na cidade de Búzios, litoral do Rio de Janeiro.

+Kitesurf no Rio define campeões na bidirecional e no freestyle

Na categoria masculina, Mateus Isaac lidera o campeonato das pranchas com 9 pontos e está praticamente com a medalha garantida. O atleta de Ilhabela (SP) venceu 10 das 11 regatas da competição continental. Tem ampla vantagem para Malil Houclig (Aruba) e Francisco Saubidet (Argentina).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

”Estou me sentindo super bem, estou gostando do meu desempenho aqui. O campeonato está bem legal, ventou todos os dias, ontem e hoje foi bem forte, vou com tudo para conseguir essa classificação do Pan-Americano”, disse Mateus Isaac.

O atleta é o terceiro do ranking mundial da IQFoil. Na IQFoil masculina são 12 atletas de cinco países. E no feminino participam seis representantes de quatro nações no Búzios Vela Clube.

A paulista Giovanna Prada está em segundo lugar no geral somando 13 pontos, atrás apenas de Maria Belen Bazo (Peru) com 12 pontos.

No entanto, as duas decidirão o título neste domingo (4) no litoral do Rio de Janeiro. Giovanna Prada hoje é a 24ª colocada do ranking da World Sailing.

Vagas no Pan para IQFoil

O Sul-Americano de IQFoil 2022 classifica os dois países dos dois primeiros colocados da competição para o Pan de Santiago 2023. A vaga é do país como manda a regra!

O evento em Búzios também está aberto a outras categorias da prancha, incluindo júniors e sêniors. O campeonato tem chancela da CBVela – Confederação Brasileira de Vela e conta com mais de 60 competidores ao todo.

A categoria IQFoil é uma das novas classes para o programa de regatas dos Jogos de Paris 2024. Nas últimas olimpíadas e pans, o material usado era o RS:X, que corou no cenário nacional e continental Ricardo Winicki Bimba e Patrícia Freitas.

Flávio Perez

Mais em​ Santiago 2023Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento