Barco de Martine ainda não concluiu 3ª etapa da Volvo Race

Barco de Hong Kong segura ataque do Turn the Tide on Plastic. Apenas o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, ainda não concluiu a terceira etapa da Volvo Race.

O australiano David Witt liderou o Sun Hung Kai / Scallywag para alcançar o quinto lugar na terceira etapa da Volvo Ocean Race 2017-18. Na madrugada desta terça-feira (26), o barco de bandeira de Hong Kong chegou em Melbourne com quase três horas de vantagem para o Turn the Tide on Plastic, que terminou a perna vinda da sul-africana Cidade do Cabo em sexto lugar. Ao todo, o Sun Hung Kai / Scallywag fez a prova em 15 dias, 13 horas e 6 minutos.

Agora falta apenas um veleiro na Austrália para completar a etapa pelos mares do sul. O team AkzoNobel, que tem a campeã olímpica brasileira Martine Grael, deve cruzar a linha até a quarta-feira (27). Eles tiveram problemas em uma das velas e perderam posições importantes.

“Foi uma etapa muito difícil e terminamos em sexto. Foi ruim não conseguir pegar o ‘Scallys’, tentamos de tudo e estava perto! Esperamos conseguir na próxima vez”, disse a britânica Dee Caffari, comandante do Turn the Tide on Plastic, após completar as 6.500 milhas náuticas do percurso em 15 dias, 15 horas e 52 minutos.

A terceira etapa da Volvo Ocean Race representou um retorno às raízes da regata, passando pelos mares do sul, com tempestades, frio e ondas gigantes quase que todos os dias. A organização colocou uma zona de exclusão para evitar que os barcos tivessem contato com os icebergs. A vitória ficou com o espanhol MAPFRE, seguido pelo chinês Dongfeng Race Team e pelo dinamarquês Vestas 11th Hour Racing.

“Os mares do sul são assim”, disse Luke Parkinson, do Scallywag. “Há grandes ondas e muito vento, desta vez passamos mais tempo no sul. Agora temos que descansar e estar pronto para sair em poucos dias”.

A parada em Melbourne é muito curta, com limitações no trabalho que as tripulações podem fazer nos barcos, antes do início da perna seguinte, em direção a Hong Kong, em 2 de janeiro de 2018.

O MAPFRE, vencedor de duas das três etapas disputadas, segue na liderança isolada do campeonato da Volvo Ocean Race.

Giovana Pinheiro
Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento