Scheidt e Boening caem para terceiro, mas estão perto da decisão da Star Sailors League

Robert Scheidt segue no top 3 rumo às finais da Star Sailors League (SSL), em Nassau. Nesta sexta-feira (2), duas regatas encerram a primeira fase e os 10 barcos mais bem classificados avançam para a decisão, sábado (3), quando acontecem as quartas-de-final, semifinal e final, sempre em disputas eliminatórias. Ao lado Henry Boenning, o Maguila, o maior medalhista olímpico do Brasil luta pelo bicampeonato nas Bahamas.

A quinta-feira (1) reservou as maiores dificuldades para Scheidt/Maguila nesta edição da SSL. Nas três regatas do dia, a dupla não conseguiu velejar na frente. Com isso, obteve um 16º, 11º e 5º lugares e caiu da liderança geral para o terceiro lugar, com 33 pontos perdidos. A ponta da tabela agora é ocupada pelos norte-americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih, com 24 pontos perdidos, seguidos pelos Diego Negri e Sergio Lambertenghi, com 30. Os demais brasileiros na disputa estão fora do top 10. Torben Grael e Guilherme de Almeida estão em 17º (111 pontos perdidos), enquanto Jorge Zarif e Bruno Prada aparecem em 18º lugar (127 pontos perdidos).

Apesar de ter permanecido dois anos afastado da classe Star em função do ciclo olímpico na Laser para a Rio 2016, Scheidt prova que não ‘perdeu a mão’ na Star. Tanto que segue na firme na briga pelo bicampeonato. Em 2013, venceu a primeira edição da SSL Finals ao lado de Bruno Prada. “Vamos lutar, neste último dia da classificação, pelo segundo lugar geral, o que garante a passagem diretamente para a semifinal. Seria uma grande vantagem, porém, o mais o importante é passar de fase. Com previsão de vento fraco, tudo é possível. São apenas três pontos de diferença para os italianos. Dá para buscar”, disse o bicampeão olímpico.

Star Sailors League reúne a elite da Vela

A Star Sailors League reúne os 25 melhores timoneiros e proeiros da temporada de 2016. Todos estão em busca da premiação geral de 200 mil dólares (cerca de 650 mil reais). Entre as 25 duplas que formam a flotilha, estão 16 campões mundiais e seis medalhistas de ouro em Olimpíada.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento