Novatos brigam na RS:X e favoritos ficam perto do título

A nova geração da RS:X masculina está decolando na V Copa Brasil de Vela, que termina neste sábado, dia 16, na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP). Gabriel Pereira e Brenno Francioli disputam a primeira colocação, com Felipe Beltran correndo por fora. O vencedor dessa disputa garante um lugar na Equipe Brasileira de Vela 2018, numa concorrência entre amigos pelo lugar de sucessor de Ricardo Winicki, o Bimba, principal nome da classe no país.

“Vai ser uma disputa muito legal. Ainda está em aberto. É uma oportunidade para nós. A gente treina junto e se conhece bem. Quanto mais gente puder estar no alto nível como o Bimba, melhor. O Bimba é um cara aberto e sempre chama o pessoal para treinar”, afirma o capixaba Gabriel, de 23 anos, que venceu as três regatas desta sexta-feira, dia 15, e ocupa a liderança com 10 pontos perdidos.

Logo atrás na classificação, com 14 pontos perdidos, aparece Brenno Francioli, de 20 anos. O velejador de Araruama (RJ) foi medalha de bronze no Mundial da Juventude de 2015, na Malásia, quando inscreveu seu nome na relação de candidatos a sucessor de Bimba, que não está na disputa nessa Copa Brasil. Em Ilhabela, vai tentar virar o placar no último dia. As regatas têm previsão de início às 12:00.

“Aqui é um lugar irado, perfeito para se velejar. Estou alguns pontos atrás, mas nada que não se possa tirar nas últimas três regatas. Chegar à equipe principal é um objetivo para o qual eu estou treinando muito. Ainda sou sub-21, então acho que estou num caminho bom”, diz Brenno.

Enquanto a RS:X masculina está indefinida, alguns favoritos praticamente já selaram seus títulos, como Jorge Zarif (Finn), Patrícia Freitas (RS:X feminino) e Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina).

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento