Martine e Kahena queimam largada, mas seguem no 2º lugar do Princesa Sofía

Bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze erram em regata e não se aproximam das líderes holandesas

Mais um dia de altos e baixos para Martine Grael e Kahena Kunze na 51ª edição do Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha. Das três regatas do dia na 49erFX, a dupla acabou queimando a segunda de três regatas disputadas, mas conseguiu se manter na segunda colocação.

Foram três regatas realizadas nesta sexta-feira (8), sendo que Martine e Kahena abriram o dia com um quarto lugar. Mas elas queimaram na segunda regata e terminaram na 26ª posição. Felizmente, a última regata terminou com um 3º lugar.

Após 12 regatas, a dupla campeã olímpica Martine Grael e Kahena Kunze não conseguiu tirar a vantagem das holandesas Odile Van Aanholt e Annette Duetz, que fazem uma campanha quase perfeita e já possuem 20 pontos de vantagem para as brasileiras.

O problema é que resta apenas uma regata na 49erFX para a definição do pódio no Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca.

+ Sem Bufoni e Hoefler, seleção é convocada de olho em Paris-2024

Martine e Kahena seguem em 4º lugar após três dias de Mundial de 49er FX
(Sailing Energy)

A vela brasileira entrou em ação em outras classes pelo Troféu S.A.R Princesa Sofía. O país conta com 12 representantes nas classes 49erFX, ILCA, iQFoil, Nacra 17 e 470 misto, todas categorias confirmadas no calendário olímpico de Paris 2024. A competição espanhola conta com mais de 700 equipes representando mais de 50 nações de todo o mundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais brasileiros

Mateus Isaac, terceiro do planeta na iQFoil, oscilou bastante, mas se manteve no 6º lugar e vai disputar a regata de medalha em sua classe. No feminino, Giovanna Prada é a 27ª colocada e Bruna Martinelli 47ª e estão bem longe da briga por medalhas.

Já os gaúchos Rodrigo Duarte e Ana Barbachan ocupam o 13º lugar lugar no 470 misto, enquanto Juliana Duque e Rafael Martins estão no 26º lugar.

Vela brasileira estreia no Troféu Princesa Sofía, na Espanha
Mateus Isaac em ação (Divulgação/onboardsports)

João Siemsen e Marina Arndt também subira na classificação na Nacara 17 e, após 12 regatas, estão no 12º lugar. Já Julia Carreirão segue na parte de baixo da classificação da Laser Radial e ocupa a 82ª colocação.

Ou seja, as principais chances de medalha são com Martine e Kahena, e com Mateus Isaacna iQFoil.

João Fraga

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento