Martine e Kahena assumem 2º lugar no Princesa Sofía

Bicampeãs olímpicas, Martine Grael e Kahena Kunze abrem com o 2º lugar na Espanha

Mar, vento e muitas disputam agitaram o segundo dia de provas da 51ª edição do Troféu S.A.R Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha. Destaque para as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que estrearam na disputa da 49erFX e já assumiram a segunda colocação geral.

A dupla competiu em três regatas nesta terça-feira (5). Na primeira, Martine e Kahena terminaram na segunda posição. Na sequência, elas venceram a prova. Contudo, na última e terceira regata do dia, a dupla fez sua pior prova e terminou no sexto lugar, colocação que, por hora, está sendo descartada.

Em Palma de Maiorca, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze são acompanhadas de perto pelo novo treinador espanhol Pepe Lis como líder do projeto dando continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo também espanhol Javi Torres. O objetivo da dupla e da comissão técnica é testar os novos equipamentos para a temporada na 49erFX.

+ Sem Bufoni e Hoefler, seleção é convocada de olho em Paris-2024

”Estamos ansiosas para esse primeiro campeonato de peso, para descobrir como está indo a flotilha. As duplas mudaram muito. Palma é um campeonato muito tradicional com ampla participação. Mas em nível vai ser uma incógnita com a mudança das adversárias, de saber quem vai estar ali pela frente. Vemos muitas duplas investindo muitas horas de treino”, comentou Martine Grael.

Mas a vela brasileira entrou em ação em outras classes pelo Troféu S.A.R Princesa Sofía. O país conta com 12 representantes nas classes 49erFX, ILCA, iQFoil, Nacra 17 e 470 misto, todas categorias confirmadas no calendário olímpico de Paris 2024. A competição espanhola conta com mais de 700 equipes representando mais de 50 nações de todo o mundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Olhos neles

Mateus Isaac, terceiro do planeta na iQFoil, não fez um segundo dia bom na competição e saiu do 7º lugar para o 15º lugar. Já os gaúchos Rodrigo Duarte e Ana Barbachan ocupam o 8º lugar no 470 misto.

Vela brasileira estreia no Troféu Princesa Sofía, na Espanha
Mateus Isaac em ação (Divulgação/onboardsports)

Na versão feminina da iQFoil, o Brasil conta com Bruna Martinelli e Giovanna Prada na raia espanhola. Bruna está em 53º e Giovanna, que com 20 anos esta fazendo sua estreia em este tradicional evento, se encontra em 25º lugar.

João Siemsen e Marina Arndt também fizeram sua estreia na Nacara 17 e, após três regatas, estão no 14º lugar. Já Julia Carreirão segue na parte de baixo da classificação da Laser Radial e ocupa a 79ª colocação.

João Fraga

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento