Equipe MAPFRE vence 2a etapa da Volvo Ocean Race e lidera

O barco espanhol MAPFRE venceu, nesta sexta-feira (24), a segunda etapa da Volvo Ocean Race, percurso de 7 mil milhas náuticas disputado entre Lisboa, Portugal, e a Cidade do Cabo, na África do Sul.

A equipe precisou de 19 dias, 1 horas e 10 minutos para cruzar a linha de chegada. O Dongfeng Race Team e o Vestas 11th Hour Racing devem completar o pódio ainda nesta sexta-feira.

A equipe com mais campeões olímpicos na regata assume provisoriamente a liderança da Volvo Ocean Race somando a pontuação da primeira etapa, quando os comandados de Xabi Fernández chegaram em segundo.

“É incrível, estamos muito felizes. Chegamos inteiros, sem paradas e à frente de todos os nossos rivais, não poderíamos pedir mais”, disse Xabi Fernandez. Ao lado dele, o MAPFRE tem Blair Tuke e Tamara Echegoyen como campeões olímpicos.

O MAPFRE assumiu de vez a liderança após a passagem pelas calmarias dos Doldrums. Uma mudança de bordo mais a sudoeste do que o Dongfeng Race Team foi suficiente para abrir uma vantagem confortável.

“Foi uma regata bastante apertada e isso vai ocorrer em todas as etapas. Todos têm boa velocidade e pequenos erros custam caro. Desta vez, tivemos a sorte de cometer menos erros do que eles”, contou Xabi Fernandez.

Com a vitória, a equipe soma 8 pontos e, com os 6 do segundo lugar na Etapa 1, colocam os espanhóis no topo da classificação geral. Durante o trecho, o MAPFRE navegou ao todo 7.886 milhas náuticas a uma velocidade média de 17,3 nós.

A equipe AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, está em quinto lugar, bem próximos de Turn the Tide on Plastic e Sun Hung Kai / Scallywag.

Etapa 2 – Resultados Prévios (sexta-feira, 24 de novembro – Etapa 2, dia 20) até 17:50 UTC

1. MAPFRE — FINISHED — 15:10.33 UTC – 19 dias, 01 hora, 10 minutos, 33 segundos

2. Dongfeng Race Team — FINISHED — 18:02.39 UTC

3. Vestas 11th Hour Racing — FINISHED — 19:37.53 UTC

4. Team Brunel +131.6 nm

5. team AkzoNobel +322.8 nm

6. Turn the Tide on Plastic +325.6 nm

7. Sun Hung Kai/Scallywag +327.3 nm

Colaboração OTD

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento