Começa a Volvo Ocean Race, regata mais difícil do mundo

Sete barcos partiram nesse domingo, 22,  da cidade de Alicante, na Espanha, com o objetivo conquistar uma das principais provas de vela do planeta, a Volvo Ocean Race. A jornada de 45 mil milhas náuticas contará com 12 paradas em seis continentes diferentes e, pelo terceiro ano seguido, a cidade de Itajaí será a única representante da América Latina.

No decorrer de oito meses, as equipes atravessarão quatro oceanos e enfrentarão grandes desafios até alcançarem a linha de chegada, em Haia, na Holanda. Após um dia de regata, o barco norte-americano/dinamarquês da equipe Vestas 11th Hour Racing assumiu a liderança com boa vantagem, no primeiro trecho que será encerrado na capital portuguesa, Lisboa.

Para acompanhar a regata em tempo real e as posições das equipes, acesse:www.volvooceanrace.com/en/dashboard.html

As equipes

Neste ano, a competição conta com a presença da brasileira campeã olímpica em 2016, Martine Grael, integrante do barco holandês AkzoNobel. A equipe é também formada pelo holandês Simeon Tienpont, o neozelandês Brad Farrand, o australiano Luke Molloy, a caribenha Emily Nagel, o dinamarquês Nicolai Sehested, o português Antonio Fontes e o britânico Ross Monson.

A equipe Vestas 11th Hour Racing, que lidera a regada no momento em que passam pelo estreito de Gibraltar, é composta pelos norte-americanos Charlie Enright, Mark Towill e Nick Danna, os australianos Stacey Jackson e Tom Johnson, os britânicos Simon Fisher e Hanna Diamond, o irlandês Damian Foxall e o neozelandês Tony Mutter.

A equipe chinesa, Dongfeng Race Team, partiu das docas de Alicante com a tripulação formada pelos franceses Charles Caudrelier, Marie Riou, Jérémie Beyou e Pascal Bidégorry, os neozelandeses Stu Bannatyne e Daryl Wislang, o australiano Jack Boutell, a holandesa Carolijn Brouwer e o chinês Chen Jinhao ‘Horace’.

Representando o país que recebeu a largada da prova náutica, a Espanha, a equipe MAPFRE, do capitão espanhol Xabi Fernández, conta com uma equipe mista de medalhistas olímpicos e vencedoras da America´s Cup. Junto do capitão estão os espanhóis Willy Altadill, Pablo Arrarte, Joan Vila, Támara Echegoye e Antonio Cuervas-Mons, o britânico Rob Greenhalgh, o australiano Blair Tuke e a neozelandesa Sophie Ciszek.

Os velejadores David Witt, Luke Parkinson, Bem Piggott, Alex Gough e Tom Clout da Austrália, Steve Hayles e John Fisher do Reino Unido e a holandesa Annemieke Bes integram a equipe Sun Hung Kai/Scallywag, que tem o objetivo de promover o esporte na Ásia, representando Hong Kong.

Com uma equipe mista, focada na juventude, a capitã do time Turn the Tide on Plastic, Dee Caffari, do Reino Unido, contará com os australianos Lucas Chapman e Liz Wardley, o sueco Martin Strömberg, o francês Nicolas Lunven, a irlandesa Annalise Murphy, a italiana Francesca Clapcich, o português Bernardo Freitas, a neozelandesa Bianca Cook e o também britânico Bleddyn Mon.

E para fechar a lista de competidores, a Volvo Ocean Race conta com a presença do experiente velejador holandês Bouwe Bekking, que lidera o time das britânicas Annie Lush, Abby Ehler, dos australianos Andrew Cape e Kyle Langford, do neozelandês Peter Burling, do italiano Alberto Bolzan, do argentino Marciel Cicchetti e de Carlo Huisman, também da Holanda.

Para conhecer mais sobres as equipes, acesse: http://www.volvooceanrace.com/en/teams.html

Colaboração OTD

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento