Martine e Kahena ampliam vantagem na Regata Internacional de Lanzarote

Após 12 regatas disputadas, Martine Grael e Kahena Kunze aumentaram de dez para 16 pontos a diferença para as segundas colocadas

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze tiveram ótimo desempenho nesta quarta-feira e, com uma vitória, um quinto lugar e um oitavo, mantiveram a liderança da classe 49er FX na Regata Internacional de Lanzarote, na Espanha, e ampliaram para 16 pontos a diferença para as vice-líderes, que agora são as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech.

Faltam três regatas nesta quinta e mais uma na sexta para a definição dos dez barcos classificados para a regata da medalha, que também será disputada na sexta-feira. A Regata Internacional de Lanzarote é a principal competição antes dos Jogos Olímpicos com a presença das principais adversárias de Martine Grael e Kahena Kunze na briga pela medalha em Tóquio-2020. O torneio de Espanha serve de qualificação olímpica para países da Europa e da África.

Campeãs olímpicas na Rio-2016, Martine Grael e Kahena Kunze estão entre os 197 atletas brasileiros que já estão classificados para os Jogos de Tóquio-2020.

DÉCIMA REGATA

Na primeira regata da flotilha ouro, que foi a décima da competição, as vencedoras foram as austríacas Tanja Frank e Lorena Abitch, que subiram para a 13ª. colocação geral. Depois de oito regatas ruins, elas tinham conseguindo um segundo lugar na última prova de terça-feira e começaram com vitória na quarta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Martine Grael e Kahena Kunze ficaram na oitava colocação, mas continuavam na liderança com 33 pontos perdidos, nove a menos do que as dinamarquesas Ida Nielsen e Marie Thusgard, que subiram na classificação após vencer a última regata de terça e ficar em segundo na primeira de quarta.

As holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, que terminaram a terça-feira na segunda colocação geral, caíram para o quarto lugar ao ficar em 11º. na primeira regata de quarta-feira, sendo ultrapassadas também por Alexandra Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia.

11ª. REGATA

Martine Grael e Kahena Kunze voltaram a abrir vantagem ao vencer a 11ª. corrida da Regata Internacional de Lanzarote. Com a vitórias, elas chegaram a 33 pontos perdidos, abrindo 13 de vantagem sobre as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech, que assumiram a vice-liderança ao terminar a prova em segundo.

Com o quinto lugar na regata, as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz subiram para a terceira colocação geral com 51 pontos perdidos, enquanto as dinamarquesas Ida Nielsen e Marie Thusgard despencaram do segundo para o quinto lugar geral ao ficar em 16º. na 11ª. prova da competição. Elas foram ultrapassadas pelas americanas Stephanie Roble e Margaret Shea.

12ª. REGATA

Na última regata desta quarta-feira, Martine Grael e Kahena Kunze aumentaram para 16 pontos a vantagem em relação às neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech. As brasileiras terminaram em quinto lugar, enquanto as velejadores da Oceania ficaram na oitava colocação.

Vencedoras da regata, as dinamarquesas Ida Nielsen e Marie Thusgard voltaram a subir na classificação e voltaram para o terceiro lugar com 59 pontos perdidos, 20 a mais do que Martine Grael e Kahena Kunze.

Com o terceiro lugar na regata, as americanas Stephanie Roble e Margaret Shea se firmaram em quarto lugar na classificação geral com o mesmo número de pontos perdidos das dinamarquesas e 15 a menos do que as holandesas Annemiek Bekkering e Annette Duetz, que voltaram a cair para quinto após terminaram a última corrida do dia em 18º. lugar.

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento