Fernanda Oliveira e Ana Barbacham fecham Portugal Grand Prix em 17º. lugar

A competição serviu de preparação para Fernanda Oliveira e Ana Barbachan para o Mundial de 470, que vai acontecer no mesmo local, em Vilamoura

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Fernanda Oliveira encerrou a participação, ao lado de Ana Barbachan, no Portugal Grand Prix na modesta 17ª. colocação. A competição, que durou três dias, serviu de preparação para o Mundial de 470, que vai acontecer no mesmo local, em Vilamoura, a partir de sexta-feira.

O Portugal Grand Prix teve duas regatas por dia e, em apenas uma das seis disputadas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tiveram bom desempenho. Elas ficaram em quarto lugar na terceira, mas, nas outras, colecionaram quatro 15ºs. lugares e um 16º., que foi descartado por ter sido o pior resultado.

Ao todo, a dupla brasileira, que está classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio, somou 64 pontos perdidos e ficou bem distante das medalhistas. Luise Wanser e Anastasiya Winkel, da Alemanha, ganharam o ouro com 14, seguidas pelas francesas Camille Lecointre e Aloise Retornaz, que tiveram 17, e as britânicas Hannah Mills e Eilidh McIntyre, que ficaram com o bronze com 29, apenas um a frente das americanas Carmen e Emma Cowles, que eram as líderes até a véspera, mas não foram bem no último dia e ficaram de fora do pódio.

No masculino, Henrique Haddad e Bruno Bethlem tiveram seu melhor dia nesta quarta-feira, quando ficaram em 13º. e em décimo, respectivamente, nas duas regatas disputadas no dia. Mas com um 15º. lugar, dois 16ºs. e uma desclassificação por queimar a largada nas provas anteriores, a dupla não passou da 19ª. posição com 70 pontos perdidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A medalha de ouro ficou com os espanhóis Jordi Xammar e Nicolas Rodriguez, que perderam apenas sete pontos. Eles só tiveram uma regata ruim, exatamente a primeira, quando ficaram em 17º. lugar. Depois disso, venceram três e ficaram em segundo lugar em duas, terminando com 19 pontos de vantagem em relação aos húngaros Balazs e Zsombor Gyapjas, que ficaram com a prata. Os suecos Anton Dahlberg e Fredrik Bergstrom completaram o pódio.

Colaboração OTD

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento