Pandemia faz brasileiros desistirem da semana de Kiel

Robert Scheidt, Jorge Zarif e Martine Grael e Kahena Kunze acabaram desistindo da competição alemã por conta da pandemia

Primeiro grande evento da vela desde o início da pandemia em março, a tradicional Semana de Vela de Kiel, na Alemanha acabou sendo desfalcada pelos principais atletas da vela brasileira. Anteriormente confirmados na competição, Robert Scheidt, Jorge Zarif e dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze acabaram desistindo da disputa. Apenas Bernardo Low-Beer representa o país nas águas alemãs.

Apesar de ter confirmado a sua participação, o detentor de cinco medalhas olímpicas, Robert Scheidt, optou em não participar do evento por conta do recente aumento no número de casos de Covid -19 e seguir a sua preparação, que vem sendo feita no Lago di Garda, região próxima de sua casa, na Itália.

+ Na melhor fase, Samuel Albrecht sonha com pódio olímpico

Com presença garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Scheidt utilizaria o torneio alemão como passo inicial em sua preparação para o evento do ano que vem. Dono de três títulos de Laser e dois de Star na tradicional competição de Kiel, o experiente velejador ainda não possui uma data confirmada para voltar a competir.

Outro atleta que acabou evitando viajar por conta da pandemia do coronavírus foi Jorge Zarif. Retornando a competir após dez meses longe dos barcos, acabou optando por permanecer no país e disputar a Semana de Vela do Rio de Janeiro, competição em que acabou sendo campeão da classe Finn.

Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze Jorge Zarif
Martine Grael e Kahena Kunze seguem treinando em Portugal (Pedro Martinez / Sailing Energy)

Foco na preparação física

Já as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze já estão no continente europeu por conta da Missão Europa. As duas, porém, optaram por não viajar de Portugal para a Alemanha. Em contato com o Olimpíada Todo Dia, Kahena explicou que, além da pandemia, a dupla atualmente está realizando trabalhos focados para a parte física. Por isso, elas não acreditavam que valia a pena realizar uma longa viagem de carro para o evento neste momento.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Único brasileiro participando da competição, Bernardo Low-Beer não tem conseguido obter destaque no evento. Disputando a classe laser standart, o velejador acabou encerrando o segundo dia de competições na 71ª posição.

Evento centenário da vela, a Semana de Kiel ocorre, normalmente, na última semana de junho, em pleno verão europeu. Como promove disputas de classes olímpicas e não olímpicas, costuma reunir cerca de dois mil barcos e cinco mil velejadores.

João Varella

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento