Mundial de Vela da Juventude de Salvador é cancelado

Competição seria a segunda realizada no Brasil e aconteceria na segunda semana de dezembro

A Federação Internacional de Vela oficializou o cancelamento da 50ª edição do Campeonato Mundial de Vela da Juventude, que seria realizado em dezembro deste ano em na Base Naval de Aratu, em Salvador.

A decisão pelo cancelamento do evento foi tomada em comum acordo entre as autoridades da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e de diretores da federação internacional da modalidade.

Segundo o comunicado, as entidades entendem que as restrições de viagens internacionais simbolizariam um problema para o evento. Além disso, é destacado que o foco dos organizadores se voltou para segurança de todas as pessoas envolvidas no Campeonato Mundial de Vela da Juventude.

+ Diretor do COB revela intenção de investir em eventos internos

Sem poder sediar o evento este ano, o Brasil precisará esperar pelo menos até 2022 para novamente conquistar esse direito. Isso porque a edição de 2021 do Campeonato Mundial de Vela da Juventude, está marcada para acontecer na cidade de Haia, na Holanda.  

No início de abril, a federação internacional (World Sailing) já havia divulgado o cancelamento da Copa do Mundo da modalidade nesta temporada 2019/2020.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Esta seria a segunda oportunidade que o Brasil sediaria a competição. A primeira oportunidade aconteceu em 2009, quando o evento aconteceu em Buzios, no Rio de Janeiro.

O Brasil possui um bom histórico no Campeonato Mundial de Vela da Juventude, incluindo inclusive os títulos de Robert Scheidt (1991), Martine Grael e Kahena Kunze (2009), velejadores que posteriormente também conquistariam o ouro em Jogos Olímpicos.

João Varella

Mais em​ VelaCoronavírus

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento