Melhor dupla do Brasil fecha o dia em 23º no Europeu de 49er

O Brasil conta com três duplas no Europeu de 49er. Dante Bianchi e Thomas Low-Beer estão em 23º lugar na classificação geral enquanto Carlos Robles Lorente e Marco Grael estão na 33ª colocação e Robert Scheidt e Gabriel Borges ocupam a 41ª posição da competição que termina na próxima sexta-feira (4), com a disputa da medal race. “Os principais velejadores do planeta na 49er estão em Kiel e competir em alto nível só colabora para a nossa busca por evolução”, avalia Robert Scheidt, que é o maior medalhista do país em Olimpíada- com cinco pódios – e que recentemente esteve na Alemanha para a Kieler Woche, tradicional Semana de Vela de Kiel, onde conseguiu o 17º lugar.

Após uma estreia difícil, Robert Scheidt e Gabriel Borges se recuperaram e conseguiram bons resultados no Campeonato Europeu de 49er. Nesta segunda-feira (31), a dupla brasileira venceu a primeira regata do dia e, na sequência, obteve um 3º e um 17º lugares no Kieler Yacht-Club, em Kiel, na Alemanha. A terça-feira (1) será decisiva para o bicampeão olímpico, que precisa ganhar pelo menos 21 posições para fechar a fase de classificação entre os 20 melhores barcos e avançar para a flotilha ouro.

“Tivemos um dia mais positivo em relação à estreia. Conseguimos acertar mais tática e o barco apresentou boa performance. Saímos da água mais satisfeitos com a nossa performance. Pena a terceira regata, porque estávamos com boa velocidade e podíamos ter feito melhor, mas não velejamos tão bem”, disse o bicampeão olímpico, patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, com os apoios do COB e CBVela. “Ainda estamos longe dos 20 primeiros e precisamos melhorar ainda mais. A expectativa é para vento mais fraco, o que nos favorece, vamos ver o que conseguimos”, completou.

Scheidt e Borges ocupam a 41ª posição na classificação, com 74 pontos perdidos. A liderança é dos britânicos Dylan Fletcher-Scott e Stuart Bithell, com 16 pontos perdidos. Em sua primeira temporada na 49er, os iatistas brasileiros estreiam um novo barco na competição que reúne 92 duplas e é considerado uma prévia do Mundial – que será disputado a partir de 28 de agosto, na cidade do Porto, em Portugal.

Paulo Chacon

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento