Temporada 2019/2020 da Copa do Mundo de Vela é cancelada

Com duas etapas realizadas e duas canceladas, competição mundial fica sem vencedores nas 10 classes olímpicas

A pandemia de coronavírus fez um estrago nos eventos esportivos e decretou que não teremos campeões na Copa do Mundo de vela temporada 2019/2020. Nesta segunda-feira, a World Sailing divulgou que a competição não terá as duas últimas etapas.

A Copa do Mundo de Vela é dividida em quatro etapas, sendo que a última, a Etapa Final, reúne os melhores velejadores. As duas primeiras etapas, Enoshima, no Japão, e Miami, nos Estados Unidos, já tinham sido realizadas, mas a terceira etapa em Gênova, e a finalíssima, voltando para Enoshima, foram canceladas por causa da pandemia de coronavírus.

A Etapa de Gênova já tinha sido cancelada anteriormente, mas havia uma expectativa que a Final pudesse ser realizada, já que a data programa ia de 14 a 20 de junho de 2020.

Mas após o adiamento da Olimpíada de Tóquio 2020, a World Sailing e a Federação Japonesa de Vela (JSAF) entraram em acordo e cancelaram a Etapa Final, que decidiria os campeões das 10 classes olímpicas da Copa do Mundo de Vela.

Etapa 1 Enoshima (JAP) – 25/8 a 1º/9/2019

Nesta primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2019/2020, o Brasil foi representado em cinco das 10 classes olímpicas. Na 470 masculina, a dupla Ricardo de Castro Paranhos e Rodolfo Binz Streibel terminou no 29º lugar.

Na 49erFX, as campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze terminaram na 6ª posição. Pela Finn, Jorge Zarif foi o 6º colocado, em sua última disputa antes de ser flagrado no doping. Vale lembrar que ele já está liberado para competir.

Pela Nacra 17, a dupla mista Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino acabou na 11ª posição. Fechando a participação brasileira, Patrícia Freitas foi a 7ª na RS:X feminina.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Etapa 2 Miami (EUA) – 19 a 25/1/2020

Diferentemente da etapa anterior, apenas oito das 10 classes olímpicas foram disputadas e o Brasil só teve um representante. O veterano Fabiano Vivacqua Jr. competiu na Finn, mas não disputou todas as regatas e terminou na 14ª e última posição geral.

Copa do Mundo de Vela temporada 2018/2019

A Etapa final da competição na última temporada foi disputada em Marselha, na França, em junho do ano passado.

O Brasil teve representante em quatro classes, mas sem campeões. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan terminaram na 5ª colocação.

Pela Nacra 17, foram duas duplas. João Siemsen e Isabel Swan acabaram em 12º, enquanto Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino em 15º.

João Fraga

Mais em​ VelaCoronavírus

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento