Scheidt opta por não disputar finais e sai em 43º do Mundial

Bicampeão olímpico não participa das três regatas finais da flotilha de ouro e termina na 43ª colocação. Já Gustavo Nascimento fecha a flotilha de bronze em quinto lugar.

Depois de terminar a fase de classificação do Mundial da Classe Laser de Melbourne, Austrália, em 29º lugar – e garantir sua vaga em Tóquio- , Robert Scheidt não foi bem nos dois dias de competição da flotilha de ouro. Na madrugada deste sábado (15), o brasileiro foi mal, terminou o dia na 39ª colocação e deu adeus às chances de título. Nesse domingo (16), o bicampeão olímpico adotou a estratégia de abrir mão das últimas regatas para evitar o risco de uma lesão que poderia atrapalhar seu planejamento para lutar por uma medalha nos Jogos de Tóquio. Scheidt terminou a competição na 43ª colocação.

“Vim para este Mundial motivado para medir forças, se possível ganhar, mas principalmente para garantir a minha vaga Olímpica. Após quatro dias de competição, me classifiquei para a flotilha ouro e garanti a vaga, mas queria mais. Porém, ontem (domingo) foi um dia de ventos fortíssimos, com três provas e grande fadiga física, o que me levou a decidir, junto ao meu treinador e fisioterapeuta, não participar das regatas do último dia, visando não incorrer em lesões que poderiam prejudicar minhas próximas competições e preparação olímpica. Sinto terminar o Mundial desta maneira, mas continuo firme e determinado em fazer um bom papel nos Jogos Olímpicos”, comentou Scheidt.

Não participando de três regatas, Robert Scheidt somou ao todo 129 pontos e terminou apenas no 43º e último lugar, com 255 pontos somados. O campeão foi o alemão Philipp Buhl, com apenas 26 pontos perdidos. A prata ficou com o australiano Matt Wearn e o bronze com o croata Tonci Stipanovic. Confira os 10 primeiros na classificação do Mundial de Vela:

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

1 Philipp BUHL (GER) 26
2 Matt WEARN (AUS) 38
3 Tonci STIPANOVIC (CRO) 64
4 Jean Baptiste BERNAZ (FRA) 66
5 Elliot HANSON (GBR) 66
6 Hermann TOMASGAARD (NOR) 71
7 Luke ELLIOTT (AUS) 72
8 Sam MEECH (NZL) 86
9 Jesper STALHEIM (SWE) 93
10 Filip JURIŠIC (CRO) 94

Corrida pelo bronze

Na flotilha de bronze, Gustavo Nascimento, que havia terminado o primeiro dia na liderança, não foi bem na primeira das três regatas do dia. O brasileiro foi desqualificado juntamente com outros seis velejadores. Nas outras duas regastas, entretanto, se recuperou, terminando em 7º e 23º.

Com os 43 pontos perdidos na primeira regata do dia, a décima do Mundial, Gustavo Nascimento se complicou na classificação e caiu da liderança para a 5ª colocação, com 165 pontos. O vencedor da flotilha de bronze foi o japonês Kazumasa Segawa, com 129 pontos.

Rafael Freitas

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento