Martine e Kahena colam na liderança em Auckland

Martine Grael e Kahena Kunze avançam em Auckland e já têm a mesma pontuação das líderes faltando três regatas

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze colaram nas líderes da classe 49er FX no Campeonato da Oceania de Vela que está sendo disputado em Auckland, na Nova Zelândia. Nesta terça (26), segundo dia de competição, elas perderam apenas quatro pontos válidos na soma das três regatas.

Após seis das nove regatas previstas, Martine Grael e Kahena Kunze estão como 16 pontos perdidos, mesmo total das líderes Stephanie Roble e Maggie Shea. As competidoras dos Estados Unidos permanecem à frente pelos critérios de desempate. Em terceiro estão Alexandra Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia, com 19. Antes de o dia começar Roble e Shea lideravam com cinco pontos perdidos contra doze das brasileiras.

+ os resultados em detalhes das regatas

Martine e Kahena venceram a primeira regata do dia, a quarta do Campeonato da Oceania de Vela, e ficaram em terceiro na terceira disputa desta terça. Elas não completaram a segunda regata, resultado que foi descartado da somatória geral. As líderes fizeram um sexto, um sétimo e um quinto lugares, descartando o sétimo.

Mais Brasil no Campeonato da Oceania

Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino venceram duas das seis regatas disputadas até aqui e estão em sexto com 23 pontos pedidos. Os líderes são os britânicos Ben Saxton e Nicola Boniface com sete, seguidos pelos australianos Jason Waterhouse e Lisa Darmanin com 15 e dos franceses Billy Besson e Marie Rou com 18. Faltam três regatas para o fim.

Na mesma classe, João Siemsen e Isabel Swan têm 36 pontos pedidos e estão em 15º lugar.

Marco Grael e Gabriel Borges também foram para a raia de Auckland nesta terça, mesmo local onde será disputado o Mundial de vela entre 3 e 8 de dezembro. Eles estão na 71º colocação da classe 49er após seis das nove regatas com 100 pontos perdidos.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento