V Copa Brasil Jovem agita o Lago Paranoá, em Brasília

120 atletas distribuídos em cerca de 90 embarcações estão competindo na Copa Brasil de Vela Jovem, em Brasília, mais precisamente no Lago Paranoá.

Brasília está sediando a V Copa Brasil de Vela Jovem, campeonato importante e que define quem serão os novos nomes da modalidade no cenário internacional no próximo ano.

E a disputa no Lago Paranoá começou na última terça (15) e vai até o próximo sábado, reunindo cerca de 120 atletas distribuídos em cerca de 90 embarcações. Estão sendo realizadas regata nas classes olímpicas e de Vela Jovem – RS:X (masculino e feminino), Laser Standard, Laser Radial (masculino e feminino), Finn, 470 (masculino e feminino), 49er, 29er (masculino e feminino) e 420 (masculino e feminino).

+ CONFIRA OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO

Após três dias de disputas, algumas classes seguem bem disputadas, enquanto outras já possuem líderes descolados do restante. Não há regata de medalha, e os campeões serão definidos após a soma de todas as provas que forem realizadas.

29er

Manoela da Cunha e Catarina Glashester lideram após seis regatas realizadas. A dupla já venceu duas regatas e vai descartando, até aqui, apenas um 5º lugar.

Vinícius Koeche e Pedro Breternitz seguem de perto, também já venceram duas regatas, mas estão descartando um sexto lugar.

49er

Martin Lowy e Nicholas Grael lideram com certa folga na classe. Sete regatas já foram realizadas e a dupla lidera. Foram seis vitórias e apenas um terceiro lugar, que está sendo descartado.

Bem atrás, Gustavo Abdulklech e Vinicius de Oliveira irão tentar um milagre nos dois últimos dias, mas também querem assegurar a segunda colocação.

420

Três duplas brigam pelo topo da classe. Bernardo Bulcão e Marcos Vinicius Ribeiro lideram após seis regatas serem realizadas. Foram duas vitórias e dois segundo lugares. Bernardo e Marcos só não lideram com folga porque foram desclassificados após queimarem a largada.

Na cola da dupla, Bernardo Peixoto e Marco Arndt veneram uma prova e chegaram em segunda em outra. Um quinto lugar está sendo descartado, mas os dois precisam vencer mais provas nos dois últimos dias da Copa Brasil de Vela Jovem.

Pedro Mueller e Pedro Henrique Amine venceram duas regatas e ocupam a terceira colocação.

470

Três duplas também brigam diretamente pela ponta após cinco regatas. Pedro Marcondes e Cecilia Reygers venceram duas provas e descartam um quarto lugar. Eles são seguidos por Henrique Haddad e Felipe Brito, que possuem quase a mesma campanha dos líderes, mas chegaram no terceiro lugar em duas regatas.

Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel estão no terceiro lugar da 470, venceram uma prova e podem surpreender nas próximas regatas.

Finn

Uma trinca de velejadores também está na disputa após quatro regatas realizadas. Antônio Moreira lidera com três vitórias e um terceiro lugar. Juliano Rosas venceu só uma, mas segue na cola.

André Mirsky chegou em segundo lugar e três oportunidades, não venceu ainda, mas está na briga da Copa Brasil de Vela Jovem.

RS: X

Guilherme Plentz e Bruna Martinelli estão empatados na liderança após cinco regatas.

Laser STD

Após quatro regatas realizadas, Felipe de Santa Ritta e Rondina lidera com certa folga para Andrey Godoy. O líder soma 11 pontos, enquanto o vice está com 16. Tudo ainda está muito aberto na classe.

Laser Radial

Ian Paim e Luiz Otávio Correia monopolizaram as atenções na classe. Com quatro regatas realizadas, cada um venceu uma e não despencaram nas demais.

São 30 velejadores na Laser Radial e tudo ainda está muito aberto com tanta competição.

João Fraga

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento