Patrícia Freitas garante vaga em Tóquio na classe RS:X windsurf

Com a 14ª colocação após seis regatas, a brasileira segue para a disputa da Flotilha de ouro e já garantiu a vaga na Olimpíada de Tóquio

No segundo dia de disputas do Campeonato Mundial RS: X de windsurf 2019, o Brasil alcançou um dos objetivos. Nesta quarta-feira (25), nas regatas realizadas em Torbole, na Itália, Patrícia Freitas terminou na 14ª colocação e, segundo o regulamento da competição, já garantiu uma das vagas para Tóquio 2020.

Na classe RS:X de windsurf, 12 países conquistaram a vaga para os Jogos Olímpicos no Mundial de 2018. No campeonato deste ano nove vagas estavam disponíveis para os países que não tinham o passaporte carimbado para o Japão.

Dos 53 atletas que participam da flotilha de ouro, a partir desta quinta-feira (26), apenas sete nacionalidades ainda não tinham vaga para a próxima edição das Olimpíadas. Com isso, Patrícia Freitas garantiu a vaga para o Brasil na classe RS:X windsurf em Tòquio 2020.

O dia de regatas

Após terminar uma regata na liderança, uma em terceiro e uma em 23º lugar, Patrícia abriu o dia com um sexto lugar. Na segunda disputa do dia, a brasileira teve sua pior colocação geral, terminando na 33ª colocação. Na sexta e última regata, Patrícia Freitas acabou na quinta colocação.

Com os resultados, a brasileira foi a 14ª colocada na classificação geral e se garantiu na flotilha de ouro. Bruna Melo terminou as seis regatas disputadas até o momento na 47ª posição e também avançou. Já Giovana Prada foi a 70ª.

Paulo Chacon

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento