Regatas começam a chegar ao fim e brasileiros se destacam

Os iatistas brasileiros se aproximam do final dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Nesta quinta-feira (8), sexto dia de regatas, o Brasil lidera em seis classes e tem chances de pódio em outras quatro. A Medal Race acontece no sábado (10).

Na classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze dominam, tendo vencido sete das dez regatas. Elas lideram com 13 pontos. Stephanie Roble e Margaret Shea, dos Estados Unidos, vêm em segundo com 25 pontos, e Victoria Travascio e Sol Branz, da Argentina, estão em terceiro com 32 pontos.

Na classe RS:X feminino, Patricia Freitas venceu seis das dez regatas e lidera com 17 pontos. Em segundo lugar vem a argentina Celia Tejerina, com 27 pontos, empatada com a peruana Maria Bazo, que tem 24 pontos.

Na classe 49er, Marco Grael e Gabriel Borges venceram cinco das dez regatas e lideram com folga, 17 pontos. Os argentinos Klaus e Yago Lange e os norte-americanos Andrew Mollerus e Ian Mac-Diarmid têm o exato dobro de pontos e estão empatados na vice-liderança.

Na classe Lightning, Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Isabel Ficker lideram com 18 pontos, empatados com Javier Conte, Paula Salerno e Ignacio Giammona, da Argentina. Em terceiro, com 26 pontos, vem os chilenos Felipe Robles, Andrés Guevara e Paula Herman.

Na classe Sunfish, Matheus Dellagnelo lidera com 21 pontos, quatro pontos à frente do canadense Luke Ramsay. Em terceiro aparece o peruano Renzo Sanguineti, com 32 pontos.

Na Kite, Bruno Lobo está em primeiro lugar, tendo vencido nove das 15 regatas, com 18 pontos. O segundo lugar é de Nicolas Landauer, que tem 29 pontos. Mais distante na terceira posição está William Cyr, dos Estados Unidos, com 37 pontos.

Na classe Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino estão em segundo lugar, com 25 pontos, empatados com os argentinos Mateo Majdalani e Eugenia Bosco. Os norte-americanos Riley Gibbs e Anna Weis, lideram com 16 pontos.

Na classe Laser, Bruno Fontes venceu três regatas e está em terceiro, com 22 pontos, atrás do norte-americano Charles Buckingham, que tem 27 pontos, e do guatemalteco Juan Maegli, que lidera com 24 pontos.

Na classe Snipe, Juliana Duque e Rafael Martins estão na terceira posição, com 31 pontos. Eles estão atrás dos uruguaios Ricardo Fabini e Florencia Parnizari, que têm 24 pontos, e de Ernesto Rodriguez e Hallie Schiffman, dos Estados Unidos, que lideram com 20 pontos.

Na classe RS:X masculino, Brenno Francioli venceu duas regatas e está na quarta posição, com 40 pontos. O brasileiro persegue o mexicano David Terán, que tem 37 pontos, e o norte-americano Pedro Pascual, que tem 30. Quem lidera é o argentino Baustista Saubidet, com 21 pontos e que teve a terceira posição como a pior das suas regatas.

Na classe Laser Radial, Gabriela Kidd é a oitava, com 48 pontos. O terceiro lugar é ocupado pela uruguaia Dolores Moreira, que tem 31, enquanto a norte-americana Charlotte Rose  venceu cinco regatas consecutivas e é a líder, com 17 pontos.

 

Luiz Fernando Teixeira

Mais em​ Pan 2019Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento