Brasil tem dia discreto na abertura do Mundial de Vela 470

Quatro barcos brasileiros entraram na água para o Mundial de Vela 470 na madrugada de domingo para segunda-feira, abrindo as competições nas águas de Enoshima, no Japão. Duas regatas foram disputadas por conta do cancelamento da disputa no domingo, por falta de vento. O melhor desempenho do Brasil ficou por conta da dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que ficou em quinto na segunda regata e terminaram o dia no 16º lugar na classificação.

Os outros três barcos disputam o masculino. Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel, saindo com o grupo azul, tiveram o melhor desempenho no geral, terminando com a 36ª colocação. Henrique Haddad e Felipe Brito ficaram logo atrás com a 37ª colocação geral, no grupo amarelo. Geison Mendes e Gustavo Thiesen, apesar de terem o melhor desempenho brasileiro na primeira regata, sofreram uma desqualificação na segunda e ficaram em 41º no geral após o primeiro dia real de competições.

Os suecos Anton Dahlberg e Fredrik Bergstrom terminaram em primeiro lugar. Os irmão húngaros Balazs e Zsomber Gyapas ficaram em segundo, com uma vitória na segunda corrida, junto com os japoneses Keiju Okada e Jumpei Hokazono, vencedores da primeira.

No feminino, Silvia Mas Depares e Patricia Cantero Reina foram as melhores do dia. Empatadas atrás dela estão as duplas Ai Kondo Yoshida e Miho Yoshioka, do Japão, e Linda Fahrni e Maja Siegenthaler, da Suíça.

O Mundial de 470 também serve como classificatória olímpica da categoria.

Érico Lotufo

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento