Brasil disputa regata da medalha na 470 em Marselha

Fernanda Oliveira e Ana Luiz Barbachan disputam neste domingo (9) a regata da medalha da classe 470 feminina, na França

A vela brasileira está mais uma vez na luta por pódio. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan disputam neste domingo, dia 9, a regata da medalha da classe 470 feminina na etapa Final da Copa do Mundo de Vela da World Sailing 2018/2019, em Marselha, na França. As brasileiras entram na água na sexta colocação, com 72 pontos perdidos, mas ainda com chances de alcançar as espanholas Silvia Mas Despares e Patricia Canteros Reina (60 p.p.), que ocupam a terceira posição. A programação do último dia de competição começa às 7h (de Brasília).

Fernanda e Ana venceram a primeira das duas regatas disputadas neste sábado, dia 8, fechando bem a fase de classificação. As brasileiras passaram praticamente a semana toda velejando dentro do top 10 numa raia de alto nível técnico. A atual campeã olímpica Hannah Mills, da Grã-Bretanha, lidera o campeonato ao lado de Eilidh McIntyre. E as campeãs europeias Camille Lecointre e Aloise Retornaz, da França, aparecem em segundo lugar.

O Brasil também esteve representado em Marselha na classe Nacra 17. A dupla Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino teve problema de quebra de mastro no segundo dia do evento, terminando na 15ª colocação, com 129 pontos perdidos. João Bulhões e Isabel Swan ficaram em 12º (123 p.p.). O pódio foi decidido neste sábado, com o ouro ficando com os italianos Vittorio Bissaro e Maelle Frascari, com 32 pontos perdidos.

A Final da Copa do Mundo é a última das quatro etapas do circuito da World Sailing. A temporada 2018/2019 foi aberta em setembro do ano passado, em Enoshima (Japão), com paradas também em Miami (Estados Unidos), no último mês de janeiro; e Gênova (Itália), em abril. Em Marselha, entraram na água ao todo 325 velejadores, de 41 nações.

Paulo Chacon

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento