Fernanda/Ana e Paranhos/Streibel conquistam Sul-Americano de 470

Dupla mantém bom rendimento em Porto Alegre e fatura o título geral do evento

Após quatro dias de regatas competitivas e ventos inconstantes, o Campeonato Sul-Americano da Classe 470 terminou neste domingo, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre. A dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (CDJ/Marinha do Brasil) conquistou a vitória na décima e última regata da competição, levando o primeiro lugar na categoria feminina.

“Nós ficamos felizes com nosso resultado na competição. Conseguimos velejar e disputar até a última regata com as demais duplas. É muita satisfação vencer na nossa categoria e garantir a segunda colocação na classificação geral. Agora é treinar para começar bem a temporada de regatas na Europa”, disse Fernanda Oliveira.

A dupla campeã, no masculino e na classificação geral, foi Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel (Veleiros do Sul/Yatch Clube da Bahia). Eles ganharam quatro das 10 regatas realizadas de quinta à domingo no Clube dos Jangadeiros. Paranhos e Streibel, ambos de 25 anos, que iniciaram a parceria em abril de 2018, chegaram em quarto lugar na última regata da competição e conseguiram o título.

“Um campeonato difícil, nós vencemos no desempate a dupla Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (vice-campeã). Nossa dedicação aos treinos de segunda-feira à sábado mostrou que evoluímos bastante tecnicamente. O próximo passo será o Campeonato Europeu de 470 em maio na Itália e depois o Mundial da classe, em agosto no Japão”, disse Ricardo.

Paranhos e Streibel ficaram empatados em 21 pp com Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, mas tiveram a vantagem pelo critério de desempate, com maior número de vitórias. Participaram do Campeonato Sul-Americano da Classe 470 oito tripulações do Brasil e Argentina.

GERAL
1° lugar – Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel (VDS/IBC)
2° lugar – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (CDJ/Marinha do Brasil)
3° lugar – Geison Mendes e Gustavo Thiesen (VDS/ Marinha do Brasil)
4º lugar – Henrique Haddad e Felipe Brito (ICRJ)
5º lugar – Juliana Duque e Rafael Martins (YCB)

FEMININO
1° lugar – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (CDJ/Marinha do Brasil)
2° lugar – Geórgia Rodrigues da Silva e Amanda Rodrigues da Silva (CDJ/Marinha do Brasil)
3° lugar – Belen Tavella e Lourdes Hartkopf (CNSI/YCA)

MISTO
1° lugar – Juliana Duque e Rafael Martins (YCB) @ Clube dos Jangadeiros

Otávio Freire

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento