Vela marca para março início da briga para representar o Brasil em Tóquio 2020

A IV Copa Brasil de Vela, campeonato que definirá a Equipe Brasileira de Vela para o início do ciclo dos Jogos de Tóquio-2020, será disputada em março de 2017, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Inicialmente prevista para dezembro de 2016, a competição mudou de data pela necessidade de adequação ao calendário da Federação Internacional de Vela (World Sailing). A entidade que rege a modalidade no mundo marcou para o mês de fevereiro a definição das classes que farão parte do programa olímpico de Tóquio-2020.

“Não faria sentido iniciar o trabalho com a Equipe Brasileira de Vela antes da definição das classes que estarão em Tóquio”, explicou o diretor executivo da CBVela, Daniel Santiago. “O momento é de planejar e ter ações mais assertivas para iniciar o ciclo de forma consistente. ”

Outra razão para a decisão foi a alteração da data do Campeonato Mundial da Juventude 2016, que passou para dezembro, coincidindo com a II Copa Brasil de Vela Jovem. O evento voltado para as futuras gerações da modalidade no Brasil também será realizado em março, paralelamente à IV Copa Brasil de Vela.

As duas competições nacionais serão organizadas pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Federação Estadual de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers), Veleiros do Sul Associação Náutica Desportiva (VDS) e Clube dos Jangadeiros (CDJ).

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento