Brasil tem bons resultados e luta por medalhas na Copa do Mundo

Com duplas registrando bom desempenho e avançando para as finais, Brasil briga por pódio no final de semana da Copa do Mundo

O quarto dia da etapa de Miami da Copa do Mundo de vela aconteceu nesta sexta-feira (01). Contando com o bom desempenho dos atletas, o Brasil registra resultados importantes na luta por medalhas no final de semana. Destaque para as duplas que atuaram nas classes 49er FX (Martine Grael e Kahena Kunze), Nacra 17 (Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino) e 470 feminino (Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan).

Martine e Kahena fecharam as nove regatas da 49er FX com o total de 73 pontos totais, atrás apenas de Alexandra Maloney e Molly Meech, da Nova Zelândia, que garantiram a liderança com 61 pontos. As brasileiras tiveram um péssimo início nas primeiras provas, recuperando o prejuízo ao longo da disputa. Hoje, Martine e Kahena venceram duas das três regatas, pulando cinco posições na tabela de classificação. As britânicas Dobson e Tidey estão empatadas com as brasileiras. Na primeira regata do dia, terminaram com a oitava colocação. A corrida decisiva que decidirá as medalhistas acontece neste sábado (02), valendo pontuação dobrada.

Na classe Nacra 17, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino participaram de três regatas, assegurando a primeira posição por duas oportunidades. Na primeira atuação do dia, ficaram com 14ª colocação na décima regata. Com os resultados finalizados, a dupla brasileira terminou na vice-liderança geral com 80 pontos. Jason Waterhouse e Lisa Darmanin, da Austrália, estão à frente com 62 pontos conquistados. A medal race também ocorrerá no sábado.

Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan conseguiram resultados importantes na 470 feminino. Com duas vitórias em três regatas, além de um terceiro lugar, as atletas do Brasil subiram para a segunda colocação na classe, atrás das alemãs Fabienne Oster e Anastasiya Winkel. A equipe brasileira tem 40 pontos, enquanto as rivais anotam 24. Ainda faltam quatro regatas a serem disputadas.

Na Laser Radial, Gabriela Kidd não teve o desempenho dos sonhos. Nas quatro regatas disputadas, em dia de altos e baixos, terminou na 35ª, 6ª, 6ª e 48ª posições, respectivamente. Faltando duas provas, a brasileira é a 17ª na tabela de classificação.

Mesmo com o segundo lugar na última regata desta sexta-feira, João Pedro Oliveira se manteve na 54ª colocação geral da categoria Laser. Nas três provas anteriores, João Pedro ficou em 15º e 22º por duas oportunidades. Ainda faltam duas regatas.

Pela classe Finn, Jorge Zarif caiu uma posição com os resultados, sendo o 14º colocado geral. Nas parciais do dia, teve 17º e 12º colocações, com três regatas restantes.

Já no 49er, Marco Grael e Gabriel Borges terminaram a classe na 23ª posição ao final de todas as regatas. Nesta sexta-feira, tiveram a pior pontuação (37), descartada na sequência, além de um 25º lugar.

Por fim, no RS:X feminino, Bruna Martinelli também não conseguiu a recuperação nas regatas derradeiras da categoria. A brasileira terminou o dia com 26ª, 25ª e 14ª colocações. Na tabela geral, fechou a sua participação na 29ª posição.

Otávio Freire

Mais em​ Vela

Brasileiro de 19 anos fechou sua participação na Semana Olímpica de vela de Hyères entre os 10 melhores da classe
Em dia que todos os barcos brasileiros tiveram melhora de colocação, o jovem de 19 anos se aproximou de zona de classificação para a medal series
Entre os ‘brazucas’ presentes na cidade da França, Lucas foi quem teve o melhor desempenho em sua prova
Velejador venceu regata, teve um terceiro e um quinto em último dia do Troféu Princesa Sofia de Vela. Mateus ainda subiu sete posições, sendo o melhor brasileiro do evento