Camilla Gomes volta a competir e vai à final no Pan

Camilla Gomes faz sua primeira competição pela seleção brasileira em 2025 e vai em busca do tetracampeonato pan-americano
Camilla Gomes no Campeonato Pan-Americano de ginástica de trampolim
(Foto: UPAG-PAGU)

Nesta sexta-feira (16), aconteceram as apresentações iniciais do Campeonato Pan-Americano de ginástica de trampolim em El Salvador. Essa é a primeira competição de Camilla Gomes e Rayan Castro desde os Jogos Olímpicos de Paris. Camilla acertou a sua série e avançou para a final feminina, enquanto Rayan não conseguiu completar sua apresentação e está fora da final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Tricampeã pan-americana entre 2021 e 2023, Camilla Gomes tenta o seu quarto título continental. Após participar dos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado, esse é o primeiro evento da ginasta pela seleção brasileira em 2025. Na qaulificação, Camilla acertou sua série na primeira rodada, conseguindo um total de 52.190 pontos. Ela terminou em terceiro lugar, apenas seis décimos atrás de Kennedi Roberts, dos Estados Unidos, que foi a líder da eliminatória com 52.760.

Além de Camilla Gomes, o Brasil também terá Luara Rezende na final. Ela foi a sétima colocada na qualificação com 51.850 pontos. Julia Rocha foi a 11ª com 50.625, enquanto Maria Luiza Marcante terminou na 16ª posição com 48.715.

Rayan fora da final

O Campeonato Pan-Americano também é a primeira competição de Rayan Castro desde a Olimpíada. Mas diferente de Camila, ele não avançou à final. Rayan não conseguiu completar suas suas séries, com quedas nos seus primeiros saltos, fechando a qualificação em 30º lugar com 11.985 pontos. Vinicius Celestino foi o melhor brasileiro nas eliminatórias. Ele terminou em sétimo lucar com 55.935 pontos. Gabriel Sousa foi o nono colocado com 55.725. Os dois se classificaram para a final. Wallace Celestino foi o 15º com 52.260.

Na categoria júnior, domínio total do Brasil. No feminino, Gabriela Rodrigues ficou em primeiro lugar com 93.270 pontos (no júnior, são somados os pontos das duas apresentações da qualificação). Julia Silva foi a segunda colocada com 89.280. Marina Moysés ficou em quarto lugar, com 85.960, mas não vai disputar a final pelo limite de dois ginastas por país na disputa das medalhas.

Atual campeão pan-americano na categoria júnior masculina, Arthur Ferreira terminou a qualificação em primeiro lugar com 99.305 pontos, seguido por Isaac Braga com 98.655. Ícaro Amorim (91.700) e Pedro Carvalho (86.700) tiraram notas que os classificariam para a final, se não fosse o limite de atletas do mesmo país.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Ginástica de Trampolim

Adição começa a valer já nas etapas de Copa do Mundo e vai fazer parte do cronograma do Mundial da categoria, na Espanha
Henrique Motta, novo mandatário da ginástica do brasileira, assume o cargo com experiências como atleta, árbitro, comentarista e dirigente. Ele trabalhou como Chefe de Equipe nas edições olímpicas de Tóquio-2020 e Paris-2024
Rayan Castro contou ao Olimpíada Todo Dia como foi superar a dor intensa no pé antes de Paris-2024 e afirma que vai operar no dia 19
A equipe da capital paulista sediou a competição e terminou com 14 ouros, nove pratas e sete bronzes