O Brasil ganhou cinco medalhas nas provas individuais do Campeonato Sul-Americano de triatlo em Colina, no Chile. Manoel Messias dominou a prova da elite masculina e garantiu o ouro. As outras medalhas brasileiras vieram na prova feminina da categoria júnior, com vitória de Maria Clara Borges levando o ouro e Gabriela Penteado ficando com o bronze. Julia Visgueiro e Giovana Lacerda competiram na elite feminina e foram ao pódio na divisão sub-23.
Manoel Messias fez uma boa prova para levar o ouro no Campeoanto Sul-Americano de triatlo. A disputa foi no formato sprint, com metade da distância da prova olímpica. Manoel fez um tempo de 8min50s nos 750m da natação, sua pior prova, sendo apenas o 15º a sair da água. Mas com a proximidade da ponta do pelotão, o brasileiro fez uma boa transição e foi o mais veloz nos 21,2km do ciclismo, com uma parcial de 29min06s para assumir a liderança da prova. Manoel Messias também foi o mais rápido na corrida, completando 5km em 14min50s, para fechar a prova com um tempo total de 53min54s e garantir a medalha de ouro. O chileno Diego Moya foi o segundo colocado com 54min01s, enquanto Andree Buc, também do Chile, ficou com o bronze com 54min19s.
“Foi uma prova muito intensa desde a natação. Consegui me manter perto dos primeiros. A parte da bike também, começamos muito rápido na descida e fiz muita força na subida. E na corrida entreguei tudo que podia hoje e estou muito feliz”, afirmou Messias após a prova em entrevista ao portal TriChile.
Quatro medalhas femininas
Na elite feminina, Julia Visgueiro terminou a prova do Sul-Americano em quarto lugar com 1h02min22s, enquanto Giovanna Lacerda foi a sétima com 1h02min54s. Ambas ficaram no pódio da divisão sub-23, atrás apenas da chilena Daniela Moya que fez 1h02min10s.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Teve dobradinha brasileira também na categoria júnior feminina. Maria Clara Borges ficou em primeiro lugar com 1h08min22s, superando a argentina Luna Roman por apenas dois segundos. Gabriela Penteado terminou em terceiro lugar com um tempo de 1h08min29s para ficar com o bronze. Maria Luiza Simão também fez uma boa prova e foi a quarta colocada com 1h08min44s. No júnior masculino, o melhor brasileiro foi Arthur Pereira Morer que terminou na nona posição com 59min12s.