Jéssica Messali e Letícia Freitas vão ao pódio no Mundial

Jéssica Messali ganhou a prata e Letícia Freitas levou o bronze no Campeonato Mundial de paratriatlo em Torremolinos, na Espanha

O Brasil ganhou duas medalhas na manhã desta sexta-feira (18) no Mundial de Paratriatlo em Torremolinos, na Espanha. Jéssica Messali ganhou a medalha de prata na classe PTWC (atletas que utilizam cadeira de rodas). Em seguida, Letícia Freitas ficou em terceiro lugar na classe VI (atletas com deficiência visual), ganhando a medalha de bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Quarta colocada no ranking mundial, Jéssica Messali era uma das favoritas ao pódio na classe PTWC. Ela começou mais atrás no pelotão, ao ser a sétima a sair da água, concluindo os 750m da natação em 14min13s. Mas Jéssica compensou a diferença nas etapas seguintes, com ótimas pernas no ciclismo e na corrida. A brasileira foi a terceira mais rápida nos 19,1km do ciclismo com um tempo de 36min09s. Ela assumiu a vice-liderança da prova na corrida, fazendo o trecho de 5km em 12min45s para terminar a prova em segundo lugar com um tempo total de 1h07min45s.

Jéssica Messali ficou atrás apenas da estadunidense Kendall Gretsch. Campeã olímpica em Tóquio-2020 e prata em Paris-2024, ela conquistou o seu quarto título mundial. A norte-americana concluiu a prova em 1h07min31s, ficando 14 segundos a frente de Jéssica. Quem completou o pódio foi a australiana Lauren Parker com 1h08min57s.

Letícia conquista o bronze com Pâmella

Letícia Freitas e Pâmella Oliveira correm na prova do Mundial de paratriatlo
(Foto: Triathlon Brasil)

Letícia Freitas levou a medalha de bronze na classe VI, para atletas com deficiência visual. Ela teve como guia Pâmella Oliveira, atleta que representou o Brasil no triatlo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Letícia começou a prova nas primeiras colocações, sendo a segunda mais rápida no trecho da natação, com um tempo de 12min15s. Ela fez a parte do ciclismo em 31min34s e a corrida em 19min26s para concluir a prova em um tempo total de 1h07min45s.

A bicampeã olímpica Susana Rodriguez confirmou o favoritismo e levou a medalha de ouro em casa. A espanhola concluiu a prova em 1h05min47s para ganhar o hexacampeonato mundial. Campeã mundial em 2023, a italiana Francesca Tarantello ficou em segundo lugar com 1h07min31s.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTriatlo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos