Japão e EUA na final do basquete feminino

Japão e EUA são as seleções finalistas para a disputa do cobiçado ouro do basquete feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Na manhã desta sexta (06), foram definidas as finalistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio no basquete feminino. Estados Unidos e Japão farão a grande final da competição. A decisão será no sábado (07), às 23h30 (horário de Brasília).

A Sérvia, que perdeu para os Estados Unidos, e França, que caiu ante o  Japão, vão se enfrentar no domingo (8), às 4h, na disputa pelo terceiro lugar.

Estados Unidos 79 x 59 Sérvia

No primeiro jogo da semifinal, os Estados Unidos fez valer seu favoritismo e venceu a Sérvia pelo placar de 79 a 59. Com a vitória, as americanas vão em busca do sétimo ouro seguido nos Jogos Olímpicos.

A partida foi dominada pelo time norte-americano, que liderou do início ao fim. As americanas venceram todos os quartos da partida. No primeiro quarto, o placar ficou em 25 a 12, e o segundo em 16 a 11. As jogadoras foram para o intervalo com o placar de 41 a 23 para os Estados Unidos.

Na volta do intervalo, a Sérvia precisava de um jogo perfeito para conseguir virar e se classificar, porém isso não aconteceu. Os dois últimos quartos seguiram no mesmo caminho do primeiro tempo. As norte-americanas venceram o terceiro por 17 a 16 e o último quarto por 21 a 20. O placar final ficou em 79 a 59.

O principal destaque da vitória americana foi a pivô Brittney Griner. A craque marcou 15 pontos e pegou 12 rebotes. Já pelo lado da Sérvia, Yvonne Anderson se destacou com 15 pontos.

Japão 87 x 71 França

A ótima e surpreendente campanha japonesa continua nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As anfitriãs venceram a França pelo placar de 87 a 71 e estão na grande final e na busca pelo ouro.

O primeiro tempo foi de dois quartos bem distintos. A França começou a partida muito bem e venceu por 22 a 14. Entretanto, no segundo quarto, as japonesas tiraram a vantagem de oito pontos, e venceram com autoridade por 27 a 12. O jogo foi para o intervalo com vitória parcial do Japão, com o placar de 41 a 34.

Após o intervalo, o domínio japonês continuou – o terceiro quarto ficou em 27 a 16 para o Japão. No último quarto, a França precisava tirar uma grande diferença no placar, o que não aconteceu. Mesmo vencendo a última parcial por 21 a 19, as francesas não conseguiram chegar no placar e estão eliminadas. O placar final ficou em 87 a 71 para o Japão.

A principal cestinha do Japão foi Himawari Akaho, que fez 17 pontos, além de pegar sete rebotes. Outro destaque japonês é o de Rui Machida, que continua impressionando pelos números em assistências durante a competição – só hoje foram 18 assistências, além de nove pontos. Enquanto, pela França, o destaque foi Sandrine Gruda, com 18 pontos, sendo a cestinha da partida.

Por Felipe Melo.

Esporte Clube Basquete

Mais em​ Tóquio 2020BasqueteEsporte Clube Basquete

Brite anota 32 pontos em vitória de Bauru por 89 a 85, eliminando o São Paulo nas quartas de final do NBB
Corinthians ganha de Ourinhos por 74 a 60 fora de casa e chega a 10 vitórias em 12 jogos na Liga de Basquete Feminino
Minas vence Vasco por 83 a 63 e elimina equipe carioca nas quartas de final do NBB. Partida marca aposentadoria de Marquinhos
Vitória Marcelino marcou 25 pontos e pegou 13 rebotes no triunfo do Sesi Araraquara por 70 a 51 sobre Maringá pela LBF