Brasil terá três atletas no tiro esportivo em Paris-2024

O Brasil terá três atletas no tiro esportivo nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O país não assegurou nenhuma vaga extra após o fechamento dos rankings olímpicos da modalidade, neste domingo (09), e contará com um representante masculino e duas no feminino. Os nomes dos convocados ainda serão anunciados pela CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo).

Assim, o Brasil terá representantes na pistola de ar 10m masculina, conquistada após o ouro de Philipe Chateaubrian no Campeonato das Américas de 2022; na carabina 50m de três posições feminina, após a prata de Geovana Meyer no Campeonato das Américas de 2024; e no skeet feminino, obtida por Georgia Furquim após ser finalista no Campeonato das Américas de 2024.

Outras vagas poderiam vir através dos rankings olímpicos, que distribuíram entre uma e três cotas por prova e foram fechados após a disputa da etapa de Munique da Copa do Mundo de Rifle e Pistola, que ocorreu na última sexta-feira (08). O melhor posicionado foi Emerson Duarte, que beirou o top-50 na pistola de tiro rápido 25m – o último classificado foi o 17º colocado.

Vale destacar que todas as vagas do tiro esportivo não são nominais, ou seja, pertencem ao país e não ao atleta. Portanto, caberá à Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) definir quem serão os escolhidos para competir em Paris-2024 nestas vagas. A lista dos convocados poderá ser entregue à federação internacional até o dia 21 de junho.

Com os três representantes em Paris, o Brasil mostra um crescimento em relação à última edição olímpica, quando apenas Felipe Wu participou de Tóquio-2020 após conquistar vaga pelo ranking mundial. Wu foi medalhista de prata na Rio-2016 e medalhista de bronze no Pan de Santiago-2023 e poderá estar presente no megaevento da capital francesa.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Tiro Esportivo

O Brasil encerrou a sua participação na Copa do Mundo de Lima ficando no quase
Após classificar-se em terceiro, na final em Lima da Fossa Olímpica, Leonardo Lustoza acerta 25 pontos e fica com o quinto lugar em Lima
O brasileiro fez uma campanha quase perfeita nas três primeiras rodadas e encaminhou vaga na final da etapa da Copa do Mundo
Única brasileira na final da prova, Geovana fechou com o sétimo lugar na etapa da Copa do Mundo de tiro esportivo