Jaison Santin abre fossa olímpica no Mundial com 72 pontos

Com 72 pontos de 75 possíveis, Jaison Santin abriu fossa olímpica no Mundial na 47ª colocação

Quatro brasileiros iniciaram suas participações nas eliminatórias das fossa olímpica no Mundial de tiro esportivo em Baku, no Azerbaijão, nesta quarta-feira (23). O melhor desempenho veio com Jaison Santin, que marcou 72 pontos em 75 possíveis e abriu a competição em 47º lugar. Hussein Daruich aparece em 51º, enquanto Emilson Menarim é o 133º. No feminino, Camilla Cosmoski é a 67ª.

Dividida em dois dias, a qualificatória da fossa olímpica é composta por cinco séries de 25 pratos cada. Os atletas realizam 75 disparos (três séries) no primeiro dia e 50 (duas séries) no segundo. Os seis primeiros colocados ao final dos resultados acumulados se garantem na decisão da prova.

Jaison Santin foi o melhor brasileio no primeiro dia de disputas, acertando 72 dos 75 pratos possíveis. Ele teve 24 acertos na primeira série, foi perfeito na segunda e fechou o dia com 23 pontos. No total, o brasileiro aparece em 47º lugar. Seis atletas tiveram um desempenho impecável nesta quarta-feira e marcaram 75 pontos. Assim, a chance de Jaison ir à final é remota.

Já Hussein Daruich, de 15 anos idade, abriu o Mundial de tiro esportivo com 71 pontos na fossa olímpica, aparecendo em 51º lugar. Ele não começou bem, com 22 pontos na primeira série, mas se recuperou e teve 49 acertos no acumulado das duas séries finais. Já Emilson Menarim não teve um bom dia e aparece em 133º lugar, com apenas 62 pontos.

Disputa feminina

Entre as mulheres, Camilla Cosmoski aparece em 67º lugar entre 75 atletas após o primeiro dia de disputas. Ela anotou 62 pontos no acumulado das três séries, com 21, 19 e 22 pontos, respectivamente. A chance de classificação para a final é praticamente nula. A líder da eliminatória é a italiana Jessica Rossi, com 75 pontos, enquanto a sexta colocada é a canadense Lindsay Boddez, com 72.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Tiro Esportivo

O Brasil encerrou a sua participação na Copa do Mundo de Lima ficando no quase
Após classificar-se em terceiro, na final em Lima da Fossa Olímpica, Leonardo Lustoza acerta 25 pontos e fica com o quinto lugar em Lima
O brasileiro fez uma campanha quase perfeita nas três primeiras rodadas e encaminhou vaga na final da etapa da Copa do Mundo
Única brasileira na final da prova, Geovana fechou com o sétimo lugar na etapa da Copa do Mundo de tiro esportivo