Jane Karla conquista o ouro na Copa Europeia de Nove Mesto

Jane Karla teve campanha impecável, venceu quatro combates e conquistou o ouro em competição europeia na Rep. checa

É ouro! A brasileira Jane Karla Gogel conquistou a medalha de ouro na disputa do arco composto open na primeira etapa da Copa Europeia de tiro com arco paralímpico, em Nové Mesto, na República Tcheca, neste sábado (20). Ela teve uma campanha praticamente perfeita, venceu três adversárias no mata-mata e superou a indiana Sheetal Devi na final.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Única brasileira na competição, Jane Karla foi a líder da fase de ranqueamento, disputada no início da semana, marcando 688 pontos. Assim, entrou de forma direta nas oitavas de final do mata-mata. Ela teve dificuldades contra a belga Magalie Larcin em sua estreia e, após placar empatado em 137 a 137, venceu na flecha desempate, por 9 a 8. A partir de então, Jane deslanchou.

Ela passou pela britânica Jodie Grinham, por 145 a 137, nas quartas, e bateu a singapuriana Alim Nur Syahidah em seguida, por 140 a 137. Por fim, na decisão, a brasileira fez um combate consistente contra Sheetal Devi e venceu por 144 a 142. A brasileira esteve atrás nos dois primeiros sets, mas fez uma terceira parcial perfeita (30 pontos) para passar a frente, não sair mais e levar o ouro na Copa Europeia.

Aos 47 anos de idade, Jane Karla Gogel é um dos principais nomes do tiro com arco paralímpico brasileiro. Atualmente, ela aparece na terceira colocação do ranking mundial do composto open feminino. A goiana esteve presente na Paralimpíada da Rio-2016 e de Tóquio-2020, onde caiu nas quartas e oitavas de final, respectivamente.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTiro com Arco

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos