Jane Karla e sua doce rotina de triturar recordes mundiais

Pela terceira vez em três campeonatos seguidos, Jane Karla bate o recorde mundial indoor no tiro com arco composto

Terceiro recorde mundial indoor, três campeonatos seguidos. É essa a doce rotina da brasileira Jane Karla no tiro com arco composto paralímpico. Desta vez, no sábado (18), ela cravou 582 pontos na fase classificatória do Torneio de Nimes, na França, superando em cinco a própria marca obtida em meados de dezembro de 2019 em Roma.

A primeira da série de três quebras seguidas de recorde mundial foi em Luxemburgo, no final de novembro, quando marcou 575 pontos.

Agora na França, Jane Karla alcançou a nova façanha na primeira fase, a classificatória, do Torneio de Nimes de tiro com arco composto. Atirou 60 flechas e acertou 42 na mosca, valendo 10 pontos cada. As outras 18 valeram nove cada.

O desempenho valeu a 21ª colocação geral da etapa classificatória. O campeonato não é exclusivo para atletas do esporte paralímpico.

+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter

Avanço em Nimes

Após passar pela fase inicial, a brasileira enfrentou Ella Gibson na primeira rodada eliminatória. A britânica ficara em 12º lugar com 587 pontos na classificação, mas Jane Karla venceu por 144 a 142. A brasileira fez 29 a 28 em duas das cinco séries de três tiros, perdeu uma por 28 a 27 e ficou uma no empate em 30 pontos.

A seguir, já pelas oitavas de final, enfrentou a dinamarquesa Tanja Jensen, quinta melhor na fase de classificação com 591 pontos, valendo uma vaga entre as oito melhores do Torneio de Nimes de tiro com arco composto. Jane Karla acabou perdendo por 145 a 143 e fechou em nono lugar na classificação geral.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTiro com Arco

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Após um primeiro jogo memorável, a ACEP/ICCE conquistou sua segunda vitória no Regional Nordeste de Futebol de Cegos