O Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 2025, o mais importante evento do calendário da modalidade nesta temporada, começa no sábado (17) e vai até 25 de maio (domingo). A competição acontecerá em Doha, no Qatar, e o Brasil contará com sete representantes somando chaves de simples e duplas. O nome de maior destaque do país no torneio é Hugo Calderano, que chega embalado pela conquista histórica da Copa do Mundo, em Macau, em abril deste ano. Além dele, estarão em ação Vitor Ishiy, Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro, entre os homens, e Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Laura Watanabe, no feminino.
- Cátia e Joyce conquistam ouro nas duplas do Elite de Lasko
- COB firma parceria para redução de 100 toneladas de CO2
- Gabrielas avançam à final de paralelas na Copa do Mundo
- Brasil Rugby divulga as 46 pré-convocadas para Copa do Mundo
- Filipe projeta título da perna australiana: “não seria nada mal”
Protagonista do Brasil no tênis de mesa, Hugo Calderano fará sua sétima participação individual em Mundiais. Até então, o melhor resultado dele foi o quinto lugar na edição de 2021, disputada em Houston, nos Estados Unidos. O Mundial de Doha acontecerá em duas sedes, com a principal sendo o Lusail Multipurpose Hall. Os jogos considerados mais importantes de cada dia serão realizados nesta arena, que pode receber até 15.300 pessoas. Durante os quatro primeiros dias, o Qatar University Sports Complex também receberá alguns duelos. O evento contará com torneios individuais (masculino e feminino) e de duplas (masculinas, femininas e mistas).
Formato de disputa
O Campeonato Mundial definiu os classificados na chave individual de três formas diferentes: 32 vagas pelo ranking mundial, 93 vagas pelos eventos continentais de qualificação e três vagas para o país-sede. Hugo Calderano será o brasileiro melhor ranqueado. Listado como terceiro cabeça de chave do simples masculino, ele ocupa a mesma colocação no ranking mundial e garantiu a classificação pelo mesmo, controle de desempenho dos atletas organizado da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). No feminino, Bruna Takahashi também é cabeça de chave. Atual 16ª do mundo, ela participará da competição como 13ª entre as inscritas.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Hugo Calderano, Vitor Ishiy, Leonardo Iizuka, Guilherme Teodoro, Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Laura Watanabe são os brasileiros que estarão em ação na chave de simples. Já nas duplas, o Brasil contará com quatro parcerias: Hugo Calderano/Bruna Takahashi e Guilherme Teodoro/Giulia Takahashi nas mistas; Vitor Ishiy/Guilherme Teodoro nas masculinas; e Giulia Takahashi/Laura Watanabe nas femininas. Todas as disputas do Mundial acontecerão em sistema eliminatório, com 128 participantes nas chaves individuais e 64 nas de duplas. Os jogos de simples ocorrerão em partidas melhor de sete sets. Já os de duplas terão até cinco parciais cada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Saiba onde assitir
A edição de 2025 do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa terá transmissão ao vivo da CazéTV para o Brasil. A programação da competição prevê que, nos dois primeiros dias, os jogos comecem a partir das 4h (horário de Brasília). Já de segunda-feira (19) até sexta-feira (23), as partidas terão início a partir das 5h. No sábado (24) e domingo (25), respectivamente, dia dos duelos de semifinais e decisões, serão realizadas a partir das 6h. O Mundial é a competição que entrega mais pontos para o ranking em todo circuito ao lado dos Jogos Olímpicos e dos WTT Grand Smashes. O campeão do evento somará 2.000 pontos no ranking.