Um marco histórico para o tênis de mesa neste mês de abril com a criação da Associação dos Atletas de Tênis de Mesa Unidos – UTTP, na sigla em inglês (United Table Tennis Players). A entidade, que conta com Hugo Calderano e Bruna Takahashi entre seus membros fundadores, foi estabelecida a partir de um movimento liderado por representantes da modalidade nos cinco continentes para promover e proteger os interesses coletivos dos atletas profissionais.
- CBV anuncia a lista de inscritos por Bernardinho na VNL masculina
- Pedro e Renato buscam ‘melhorar’ atuação na Etapa de Aracaju
- Campeão em Dubai, Vitor Tavares atropela na estreia no Bahrein
- Brasil dá show e leva 4 ouros no Mundial de judô paralímpico
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
“A união é fundamental para que os atletas consigam alcançar as melhores condições possíveis para desenvolver o tênis de mesa profissionalmente em todo o mundo. Esse é o melhor caminho para entregar aos torcedores um esporte de alto nível”, disse Hugo Calderano, número 3 do ranking mundial, que conquistou no último domingo a Copa do Mundo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Já Bruna Takahashi acredita que a fundação da UTTP representa “um grande passo para que os atletas assumam um papel central nas decisões sobre o tênis de mesa.”
Atletas com participação ativa
Para o medalhista olímpico e ex-número um do mundo Dimitrij Ovtcharov, a UTTP permitirá aos atletas ter “ativa participação na construção do futuro desse incrível esporte”.
“Os atletas são o coração do esporte, e é essencial que as suas vozes sejam ouvidas”, afirmou o alemão, também membro fundador da entidade.
A associação tem uma ampla agenda que pretende dar a devida representatividade aos atletas nas decisões que moldarão o presente e o futuro do tênis de mesa profissional.
Entre os pilares da UTTP estão a ética e a integridade em todo o ecossistema da modalidade, maior transparência na governança e administração de entidades e promotores de eventos, equidade e justiça em questões como premiações e condições de trabalho e proteção contra abusos, discriminação e exploração.
As operações da associação ficarão a cargo de Georg Silberschmidt, nomeado pela diretoria como secretário-geral. Silberschmidt tem uma longa trajetória no tênis de mesa como treinador e diretor de competições, como o Europe Top16, uma das mais importantes da Europa.
“Eu me sinto honrado por fazer parte da UTTP. Com mais de 50 anos de experiência em todas as áreas do tênis de mesa, estou comprometido em ajudar os atletas a alcançarem os seus objetivos”, disse Silberschmidt.
Além da atuação política e institucional, a UTTP também pretende oferecer serviços de apoio direto aos seus membros, como assistência jurídica, educação continuada e suporte para o desenvolvimento de carreira.
- Com informações da assessoria de imprensa do Hugo Calderano