Calderano volta ao top-3 e Takahashi alcança melhor ranking

Hugo Calderano retorna ao top-3, enquanto Bruna Takahashi se torna a melhor atleta das Américas no ranking mundial do tênis de mesa

Nesta terça-feira (22), a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) divulgou mais uma atualização do seu ranking mundial, com o encerramento da Copa do Mundo que aconteceu na última semana em Macau. Grande campeão do torneio, Hugo Calderano voltou a aparecer em terceiro lugar na lista. Já no feminino, Bruna Takahashi garantiu o seu melhor ranking da carreira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A Copa do Mundo de tênis de mesa dá 1500 pontos ao campeão, estando no segundo nível de eventos no ranking mundial (atrás apenas do Mundial, Olimpíadas e torneios Grand Smash que dão 2000 pontos). Antes da competição, Hugo Calderano estava em quinto lugar no ranking. Com os 1500 pontos conquistados com a medalha de ouro, o brasileiro subiu duas posições, igualando sua melhor colocação. Ele está em terceiro lugar com 4575 pontos.

Dois chineses são os primeiros colocados. O líder da lista é Lin Shidong, com 8975 pontos, após ser vice-campeão em Macau. Wang Chuqin, que perdeu para Hugo Calderano na semifinal, está em segundo lugar com 6925.

Segundo melhor brasileiro no ranking de simples, Vitor Ishiy parou na fase inicial da Copa do Mundo, mas ganhou 40 pontos e seis posições na lista. Ele aparece agora em 46º lugar com 585 potos, igualando o seu melhor ranking da carreira, que Vitor já tinha atingido em janeiro. Outros dois atletas brasileiros aparecem no top-100. Leonardo Iizuka é o 77º com 304 pontos, enquanto Eric Jouti está na 91ª colocação com 255.

Bruna Takahashi ganha oito posições

No feminino, Bruna Takahashi também teve um bom desempenho na Copa do Mundo de tênis de mesa, se tornando a primeira brasileira a chegar nas quartas de final da competição. Com os 265 pontos feitos em Macau, ela ganhou oito posições e agora é a 16ª colocada da lista com 1385 pontos. Essa é a melhor colocação da carreira de Bruna Takahashi, que antes era um 17º lugar. Ela também é a melhor atleta das Américas na lista. A líder do ranking é a chinesa Sun Yingsha, que foi campeã da Copa do Mundo e tem 11300 pontos.

Irmã mais nova de Bruna, Giulia Takahashi é a segunda melhor brasileira na lista e a única que também está no top-100 do ranking mundial de simples. Ela aparece em 80º lugar com 303 pontos.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Tênis de Mesa

A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa
Guilherme Costa e Cátia Oliveira (XD4), junto de Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (XD10), conquistaram o ouro em suas categorias
Jean Carlos de Souza e Gabriel Antunes, e Thais Severo e a turca Hatice Duman, conquistaram mais duas medalhas para o Brasil em Lasko