Hugo Calderano conseguiu mais um grande resultado neste sábado (19) na Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau. O brasileiro segue fazendo história na competição e, após garantir uma medalha inédita para o nosso país, ele avançou para a final. O chinês Wang Chuqin teve o jogo nas suas mãos, liderando por 3 a 1, mas Hugo conseguiu a virada, dando créditos principalmente à sua mente para garantir a vitória por 4 a 3.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Duelo acirrado contra um campeão olímpico
Na semifinal, Hugo Calderano encarou o vice-líder do ranking mundial Wang Chuqin. Ele ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris: na equipe e nas duplas mistas. O brasileiro até iniciou bem a partida, vencendo o primeiro set. Mas o chinês cresceu e apresentou um nível alto de jogo nos três sets seguintes dando poucas chances para o brasileiro. Mas Hugo soube manter a calma para voltar à dominar a partida e encontrar soluções para conter o adversário.
“Foi um jogo incrível. Comecei muito bem, ganhei o primeiro set por 14/12. Depois ele por três sets jogou num nível absurdo. Eu não tive nenhuma chance por três sets. Mas eu mantive a tranquilidade, sempre focado e tentando achar soluções táticas e técnicas. Consegui voltar para a partida. No último set minha frieza nos momentos decisivos foi muito importante para eu ganhar o último set e o jogo”, analisou o brasileiro.
E mesmo jogando com torcida contra durante o jogo, Hugo Calderano não se deixou abalar, até quando o jogo parecia perdido. O brasileiro não desistiu da partida e foi atrás do resultado positivo. “Como eu disse, foi muito importante a parte mental, de não me abalar. Eu poderia simplesmente ter aceitado que ele estava jogando um nível incrível e que eu não conseguiria ganhar hoje. Mas eu continuei acreditando até o final. Desde o quinto set eu fui voltando e consegui reverter o placar. No último set ele voltou a jogar melhor, mas eu consegui também subir o meu nível no momento mais importante”, completou.
Mais um momento histórico
Com um quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Paris, além de diversos títulos no circuito internacional, Hugo Calderano já é o maior nome da história do tênis de mesa brasileiro. Atual quinto colocado do ranking mundial, ele segue conseguindo resultados inéditos para a modalidade no país e no continente. Entre eles, a campanha da Copa do Mundo desta semana. Calderano se tornou o primeiro mesatenista das Américas a garantir uma medalha na competição. Além disso, ele tem mostrado um ótimo desempenho contra os melhores atletas do planeta, superando na campanha dois atletas do top-3 do ranking mundial.
“Só de chegar na semifinal e garantir uma medalha já era um feito incrível para o tênis de mesa brasileiro. E agora esse é mais um passo. Ganhei nas quartas do número 3 do mundo, agora do número 2. Então já é um resultado incrível para o Brasil. Espero que as pessoas lá tenham noção disso. E também espero inspirar muitos jovens que estão começando a jogar tênis de mesa a seguirem firme e continuar praticando a modalidade”, disse o finalista da Copa do Mundo.
A grande decisão acontece neste domingo. Hugo Calderano enfrenta o chinês Lin Shidong. Com apenas 19 anos, o jovem tem conquistado grandes resultados no circuito mundial e é o líder do ranking. A partida começa às 9h15 no horário de Brasília com transmissão da Cazé TV.