Vitória espetacular de Hugo Calderano para garantir uma vaga inédita para o Brasil na final da Copa do Mundo de tênis de mesa em Macau. Na madrugada deste sábado (19), o carioca derrotou Wang Chuqin, atual número 2 do ranking mundial por 4 a 3, com parciais de 14/12, 5/11, 6/11, 7/11, 11/7, 11/5 e 12/10. Com o resultado, Hugo melhora a sua campanha histórica na Copa do Mundo deste ano e se torna o primeiro mesatenista das Américas a se classificar para a final da competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O jogo começou equilibrado. O primeiro set foi disputado ponto a ponto com os dois atletas se alternando na liderança do placar. Wang Chuqin teve três set points. Mas Hugo salvou os pontos e emendou três em sequência no final da parcial para fazer 14/12 e sair em vantagem. Mas o cenário do jogo logo mudou. Wang Chuqin comandou os três sets seguintes, dominando até mesmo alguns pontos onde o saque era do brasileiro. Com uma ampla vantagem, o chinês virou o placar com parciais de 11/5, 11/6 e 11/7 nos três sets subsequentes, precisando de apenas mais um para confirmar a vitória.
Para sorte de Hugo Calderano, as partidas do mata-mata da Copa do Mundo são no sistema de melhor de sete sets. Assim, ele ainda poderia virar o jogo. O brasileiro foi com tudo no quinto set, abrindo uma largada vantagem, de 9 a 3, no início da parcial. Hugo administrou a vantagem e fez 11/7 para garantir mais um set. No seguinte, novamente uma boa vantagem desde o início, garantindo 11/5 para empatar a partida.
Set decisivo
Com o duelo empatado, o jogo esquentou no sétimo e decisivo set valendo a vaga na final da Copa do Mundo. Após três sets consecutivos jogando abaixo do seu máximo, Wang Chuqin cresceu na hora H e liderou a primeira metade da parcial, chegando a ter 7/5 a seu favor. Mas Hugo Calderano venceu três pontos seguidos para tomar a liderança do chinês e ficar em vantagem. Na reta final do set, novamente Wang passou na frente e teve um match point no 10/9. Mas Hugo emendou três pontos diretos para virar a parcial em 12/10, para fechar a partida e garantir a inédita vaga na decisão do título da Copa do Mundo.