Pela primeira vez na história do tênis de mesa, um brasileiro chega na semifinal da Copa do Mundo da modalidade. Na manhã desta sexta-feira (18), Hugo Calderano venceu o japonês número 3 do mundo Tomokazu Harimoto por 4 a 1, se garantindo na partida que vale vaga na decisão. Parciais de 8/11, 11/8, 11/8, 11/8 e 12/10
Com a vitória, o brasileiro garantiu ao menos o bronze, se tornando o primeiro medalhista masculino não asiático ou europeu da história da competição desde o canadense Johnny Huang, em 1993. De quebra, encerrou o jejum de sete anos sem um mesatenista de fora da Ásia no pódio do evento – últimos havia sido o alemão Timo Boll, na edição de 2018.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Adversário da semifinal é o chinês Chuqin Wang, número dois do mundo, que venceu o alemão Duda Benedikt em jogaço de sete games.
Todas as quartas de final foram formadas por confrontos entre asiáticos e ocidentais. O sueco Truls Moregard, o esloveno Darko Jorgic e o alemão Duda Benedikt acabaram perdendo para chineses.
O jogo
Primeiro set começou equilibrado e com o Harimoto gritando em todos os pontos. Após primeira metade agarrada, o japonês conseguiu abrir quatro pontos de diferença. Hugo tentou buscar, fez três pontos em sequência, mas primeiro game foi do adversário – 11 a 8.
Em mais um set equilibrado, Hugo Calderano abriu boa vantagem no começo, fazendo 8 a 4. Após três pontos seguidos do adversário, o brasileiro pediu tempo. E funcionou. Dessa vez 11 a 8 a favor, empatando o confronto.
Na terceira parcial, placar ficou apertado até pedido de tempo do japonês, mesmo em bom momento no game. Hugo tinha 8 a 6 e cedeu o empate no momento em que Harimoto solicitou a pausa. Depois da volta, três pontos seguidos para o mesatenista brasileiro em mais um 11 a 8.
Quarta parcial foi filme repetido dos outros games. Se manteve o roteiro de início lá e cá, com final favorável para Hugo Calderano. Mais uma vez, ele venceu por 11 a 8.
Set decisivo foi o único de placar diferente. Harimoto buscou a recuperação e teve dois set points para diminuir o placar (curiosamente, poderia ser 11 a 8). Hugo quebrou os dois saques do japonês e levou para os alternados. No primeiro match point, classificação brasileira veio com 12 a 10.
Bruna se despede com marca histórica
Na madrugada desta sexta-feira (18), a mesatenista brasileira Bruna Takahashi enfrentou a chinesa Xingtong Chen em partida válida pelas quartas de final da competição. Melhor para a número quatro do ranking da WTT, que venceu bruna por 4 a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7.
Bruna se despede de Macau com a melhor campanha da história do tênis de mesa brasileiro feminino na competição. Antes dela, nenhuma mulher havia chegado às quartas.