Hugo Calderano avança e garante medalha na Copa do Mundo

Em confronto tenso, Hugo desbanca top-3 do mundo e garante melhor participação brasileira na história da Copa do Mundo

Pela primeira vez na história do tênis de mesa, um brasileiro chega na semifinal da Copa do Mundo da modalidade. Na manhã desta sexta-feira (18), Hugo Calderano venceu o japonês número 3 do mundo Tomokazu Harimoto por 4 a 1, se garantindo na partida que vale vaga na decisão. Parciais de 8/11, 11/8, 11/8, 11/8 e 12/10

Com a vitória, o brasileiro garantiu ao menos o bronze, se tornando o primeiro medalhista masculino não asiático ou europeu da história da competição desde o canadense Johnny Huang, em 1993. De quebra, encerrou o jejum de sete anos sem um mesatenista de fora da Ásia no pódio do evento – últimos havia sido o alemão Timo Boll, na edição de 2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Adversário da semifinal é o chinês Chuqin Wang, número dois do mundo, que venceu o alemão Duda Benedikt em jogaço de sete games. 

Todas as quartas de final foram formadas por confrontos entre asiáticos e ocidentais. O sueco Truls Moregard, o esloveno Darko Jorgic e o alemão Duda Benedikt acabaram perdendo para chineses.

O jogo

Primeiro set começou equilibrado e com o Harimoto gritando em todos os pontos. Após primeira metade agarrada, o japonês conseguiu abrir quatro pontos de diferença. Hugo tentou buscar, fez três pontos em sequência, mas primeiro game foi do adversário – 11 a 8.

Em mais um set equilibrado, Hugo Calderano abriu boa vantagem no começo, fazendo 8 a 4. Após três pontos seguidos do adversário, o brasileiro pediu tempo. E funcionou. Dessa vez 11 a 8 a favor, empatando o confronto.

Na terceira parcial, placar ficou apertado até pedido de tempo do japonês, mesmo em bom momento no game. Hugo tinha 8 a 6 e cedeu o empate no momento em que Harimoto solicitou a pausa. Depois da volta, três pontos seguidos para o mesatenista brasileiro em mais um 11 a 8.

Quarta parcial foi filme repetido dos outros games. Se manteve o roteiro de início lá e cá, com final favorável para Hugo Calderano. Mais uma vez, ele venceu por 11 a 8.

Set decisivo foi o único de placar diferente. Harimoto buscou a recuperação e teve dois set points para diminuir o placar (curiosamente, poderia ser 11 a 8). Hugo quebrou os dois saques do japonês e levou para os alternados. No primeiro match point, classificação brasileira veio com 12 a 10.

Bruna se despede com marca histórica 

Na madrugada desta sexta-feira (18), a mesatenista brasileira Bruna Takahashi enfrentou a chinesa Xingtong Chen em partida válida pelas quartas de final da competição. Melhor para a número quatro do ranking da WTT, que venceu bruna por 4 a 1, com parciais de 11/8, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7.

Bruna se despede de Macau com a melhor campanha da história do tênis de mesa brasileiro feminino na competição. Antes dela, nenhuma mulher havia chegado às quartas.

Gabriel Turolla

Mais em​ Tênis de Mesa

Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa
Guilherme Costa e Cátia Oliveira (XD4), junto de Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (XD10), conquistaram o ouro em suas categorias