Hugo Calderano avança às quartas da Copa do Mundo em Macau

Em confronto equilibrado, Calderano vence Shinozuka e encara número 3 do mundo por vaga na semifinal

Hugo Calderano se garante no top-8 da Copa do Mundo. Após liderar o Grupo 5 na primeira fase da competição, o mesatenista brasileiro venceu o japonês Hiroto Shinozuka por 4 a 1, avançando para as quartas de final do torneio da ITTF. Parciais de 11/6, 12/14, 11/6 e 11/7.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Com o resultado, Hugo supera campanha do ano passado, onde liderou a primeira fase, avançou para as oitavas e foi derrotado pelo chinês Wang Chuqin, por 4 a 2.

Campanha até aqui contou com classificação tranquila na fase inicial, com duas vitórias em dois jogos. Na estreia, Calderano bateu o japonês Yukiya Uda por 3 a 1, com parciais de 11/6, 11/7, 11/6 e 11/13. Como Uda empatou com o canadense Eugene Wang, outro mesatenista do grupo, Hugo só precisava empatar para classificar. Mas venceu, por 3 a 1, com parciais de parciais de 11/2, 11/9. 11/7 e 14/16.

Adversário nas quartas é o também japonês Tomokazu Harimoto, atual número 3 do mundo, que venceu Yi-Hsin Feng, do Taipei, nas oitavas. 

No feminino, Bruna Takahashi encara a romena Bernadette Szocs, em duelo que acontece ainda nesta quinta-feira (17) por vaga na próxima fase.

Jogo

Como esperado, partida começou com muito equilíbrio. Sem que ninguém desgarrasse na parcial, Hugo se manteve a frente com vantagens mínimas. Na reta final, o brasileiro dominou, com quatro pontos consecutivos, fechando o game em 11/6.

Segundo set foi mais tenso. Mesmo com equilíbrio mantido, Hugo conseguiu ter duas oportunidades para abrir 2 a 0 com 10 a 8 no placar, mas Shinozuka salvou. Em saques alternados, melhor para o adversário, que fechou o game em 14 a 12, empatando a partida.

Final do game anterior parecia ter mexido com o ritmo de jogo do Calderano, quando o adversário abriu 3 a 0 no início do terceiro game, mas com sete pontos consecutivos o brasileiro teve a vantagem e administrou, fechando a parcial em 11 a 6, passando novamente a frente do placar.

No quarto set, situação parecida com a do segundo. Hugo teve quatro set points, mas desperdiçou os três primeiros, deixando Shinozuka chegar. Com muita tensão, Calderano fechou na quarta oportunidade, em 11/9, ficando próximo da vitória.

Set decisivo teve a maior vantagem japonesa da partida. Abrindo 7 a 3, Shinozuka sofreu três pontos consecutivos, pediu tempo, e tomou mais cinco, totalizando oito tentos em sequência para calderano, que fechou o jogo em 11/7.

Gabriel Turolla

Mais em​ Tênis de Mesa

Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa
Guilherme Costa e Cátia Oliveira (XD4), junto de Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (XD10), conquistaram o ouro em suas categorias