Horas após Hugo Calderano se garantir nas oitavas, foi a vez de Bruna Takahashi confirmar a liderança do Grupo 16 da Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Em Macau, a brasileira se classificou ao vencer confronto contra a indiana Manika Batra por 3 a 1, com parciais de 13/11, 11/8, 11/4 e 10/12.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Duelo equilibrado colocava frente a frente as números 24 e 30 do ranking mundial feminino. Bruna, inclusive, era a última entre as dezesseis cabeças de chave da competição – e confirmou favoritismo.
Única representante brasileira na chave feminina da competição, a mesatenista bateu na estreia a francesa Maylis Giret por 4 a 0, com parciais de 11/6, 11/4, 11/3 e 11/3, na madrugada da segunda para terça-feira. Manika também bateu a francesa por 4 a 0, sofrendo ainda menos pontos que a brasileira em toda a partida.
Dois dentro, dois fora
Além de Bruna Takahashi e Hugo Calderano, que se classificaram, a Copa do Mundo contou com mais dois brasileiros, que ficaram pelo caminho. Eric encerrou sua campanha na décima primeira chave com duas derrotas, sem avançar para a fase eliminatória, enquanto Vitor Ishiy teve chances de avançar.
Ishy venceu a estreia contra Finn Luu por 4 a 0, mas teve pela frente o sueco Truls Moregard, prata em Paris. O favorito tinha 2 games a 1 no placar, mas se o brasileiro vencesse o quarto set e empatasse, decisão do grupo iria para os critérios de desempate. No fim das contas, 3 a 1 para o europeu, que passou de fase.
Formato
A Copa do Mundo tem formato diferente das etapas do WTT. Na primeira fase, os 48 atletas estão divididos em 16 grupos. Cada um deles fará dois jogos para definir o classificado. Vale destacar que, nesta fase, as partidas podem terminar empatadas, caso os jogadores ganhem dois games.
O primeiro de cada grupo vai avançava às oitavas de final.
Quem vencer segue para as quartas de final e assim sucessivamente até a grande decisão, marcada para o dia 20. Na fase eliminatória, as partidas podem contar com até sete parciais.