Hugo Calderano estreia com vitória na Copa do Mundo

Cabeça de chave do Grupo 5, Hugo confirma favoritismo contra mesatenista japonesa e fica a um empate das oitavas de final

Sem sustos, Hugo Calderano estreou com vitória na Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Cabeça de chave do Grupo 5, o brasileiro venceu o japonês Yukiya Uda por 3 a 1, com parciais de 11/6, 11/7, 11/6 e 11/13. Ele agora encara o canadense Eugene Wang na rodada final da primeira fase, que acontece nesta quarta-feira (16). Como Wang empatou com Uda, Hugo se classifica se empatar também.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM

Principal esperança da delegação, Hugo foi o último dos brasileiros a fazer sua estreia na competição. Nesta terça-feira (15), mais cedo, Bruna Takahashi também começou vencendo, superando a francesa Maylis Giret por 4 a 0, com parciais de 11/6, 11/4, 11/3 e 11/3.

Abrindo a participação da delegação do Brasil, Vitor Ishiy e Eric Jouti estiveram em ação. Vitor venceu Finn Luu por 4 a 0, com parciais de 11/5, 11/4, 11/6 e 11/8, assumindo a liderança provisória do Grupo 6. Eric, por sua vez, já disputou suas duas partidas, ficando na terceira colocação do Grupo 11.

O jogo

Yukiya Uda até deu indícios de que complicaria a vida de Calderano no primeiro set, vencendo três dos primeiros quatro pontos disputados na partida. A partir dali, Hugo se soltou e não teve dificuldades para fechar o primeiro game em 11/6.

Na segunda parcial, o japonês conseguiu segurar o ímpeto do brasileiro por mais tempo, mas da metade para o final da parcial Hugo novamente sobrou, vencendo o segundo set por 11/7.

A terceira parcial, que garantiu a vitória de Calderano, foi de vantagem inquestionável do brasileiro. Depois de abrir 7 a 1, Hugo administrou a vantagem para fechar mais um set, por 11/6.

Com a vitória garantida, quarto set foi o mais disputado, sendo decidido com mais 11 de pontos. Hugo teve duas chances de fechar a parcial, mas permitiu que o japonês empatasse o set e vencesse o game, diminuindo para 3 a 1.

Formato

A Copa do Mundo tem formato diferente das etapas do WTT. Na primeira fase, os 48 atletas estão divididos em 16 grupos. Cada um deles fará dois jogos para definir o classificado. Vale destacar que, nesta fase, as partidas podem terminar empatadas, caso os jogadores ganhem dois games.

O primeiro de cada grupo vai avançar às oitavas de final. 

Quem vencer segue para as quartas de final e assim sucessivamente até a grande decisão, marcada para o dia 20. Na fase eliminatória, as partidas podem contar com até sete parciais.

Gabriel Turolla

Mais em​ Tênis de Mesa

Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa
Guilherme Costa e Cátia Oliveira (XD4), junto de Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (XD10), conquistaram o ouro em suas categorias