Oito atletas brasileiros disputarão o WTT Singapura Smash

Primeiro grande torneio de 2025 reúne as estrelas mundiais e os principais atletas brasileiros

O mundo do tênis de mesa vai focar suas atenções, de 30 de janeiro a 9 de fevereiro, no WTT Singapura Smash, o primeiro grande torneio da temporada de 2025. E o Brasil não vai ficar de fora, com oito atletas disputando o torneio. Hugo Calderano, Bruna Takahashi, Vitor Ishiy, Giulia Takahashi, Leonardo Iizuka, Eric Jouti, Laura Watanabe e Guilherme Teodoro.

O Singapura Smash é o primeiro dos quatro Grand Smashes do ano. Depois de Singapura, Las Vegas será a sede do United States Smash, em julho. Na sequência, o Europe Smash será realizado na Suécia, em agosto. Fechando o calendário, o Smash China está programado para o fim de setembro.

PARCERIA DE MUITO SUCESSO (DENTRO E FORA DO ESPORTE)

Hugo Calderano, atual número 6 do ranking mundial, é o principal nome brasileiro na disputa e vai iniciar sua campanha em Singapura somente na chave principal do torneio masculino. No feminino, Bruna Takahashi, atual 23 do ranking, também só estreia na chave principal feminina. Umas das grandes novidades é que Hugo Calderano e Bruna Takahashi vão somar forças na disputa da chave de duplas mistas, retomando a parceria que foi vice-campeã do Campeonato Pan-Americano de El Salvador.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

MASCULINO

Na abertura do Singapura Smash, no dia 30, serão realizadas as primeiras rodadas das chaves qualificatórias de simples masculina e feminina. Ainda no masculino, Vitor Ishiy, 46º do mundo, também só estreia na chave principal. Leonardo Iizuka (79º), Eric Jouti (114º) e Guilherme Teodoro (125º) vão jogar a fase qualificatória do Singapura Smash, em busca de uma vaga na chave principal.

Iizuka estreia diante de Beh Kun Ting, de Singapura, atleta convidado pela organização e sem ranking, às 7h35 (horário de Brasília). Eric Jouti joga antes e vai encarar Lubomir Pistej (129º), da Eslováquia, às 2h55 (de Brasília). Guilherme Teodoro enfrenta Filip Zeljko (107º), da Croácia, às 8h10 (de Brasília).

Pelas duplas masculinas, Vitor Ishiy vai jogar ao lado de Guilherme Teodoro, enquanto Leonardo Iizuka faz parceria com Hwan Bae, da Austrália.

FEMININO

No feminino, Giulia Takahashi (82ª) e Laura Watanabe (147ª) vão entrar em ação na chave qualificatória, também atrás de uma vaga na chave principal. Giulia terá pela frente Yousra Helmy (99ª), do Egito, com partida marcada para às 2h20 (de Brasília). Por sua vez, Laura Watanabe enfrenta Lam Yee Lok (112ª), de Hong Kong, às 00h35 (de Brasília). Giulia Takahashi também vai jogar nas duplas mistas, mas ao lado do australiano Finn Luu.

O TORNEIO

As disputas, certamente, serão muito acirradas, com 19 dos 20 melhores do ranking mundial masculino em Singapura. No feminino, mesma coisa, com apenas uma atleta do top 20 do ranking mundial fora do torneio.

O Singapura Smash é um dos principais torneios do ano e distribui muitos pontos, o que vai impactar no ranking mundial nesses primeiros dias de 2025. Os campeões vão somar 2000 pontos para o ranking, enquanto os finalistas levam 1400 pontos. Os semifinalistas somam 700 pontos, com 350 pontos para quem chegar às quartas de final. Os atletas que chegarem nas oitavas de final somam 175 pontos, já a segunda rodada garante 90 pontos. E para fechar, quem disputar a primeira rodada da chave principal leva 20 pontos.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Felipe Ramos
Carioca da gema com 20 anos nas costas. Sou apaixonado por esportes (sem nenhuma surpresa, já que a escolha do meu nome foi em homenagem a um jogador) e estou graduando jornalismo na UNISUAM.

Mais em​ Tênis de Mesa

Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa
Guilherme Costa e Cátia Oliveira (XD4), junto de Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (XD10), conquistaram o ouro em suas categorias