Hugo Calderano fecha 2024 com duelo entre Times Mundo e Ásia

O brasileiro Hugo Calderano participa da edição de estreia do evento Waldner Cup, competição que reunirá grandes nomes do tênis de mesa

Hugo Calderano fecha 2024 participando da edição de estreia do evento Waldner Cup, competição que reunirá grandes nomes do presente e do passado do tênis de mesa. O torneio de celebração da modalidade acontecerá em Oslo, na Noruega. A programação vai de sexta-feira (13) até domingo (15) e a principal atração será o duelo entre Time Mundo e Time Ásia, com diversos dos principais atletas da atualidade.

Time Mundo x Time Ásia

Hugo Calderano é o jogador melhor ranqueado do Time Mundo, já que ocupa a 7ª colocação do ranking mundial da ITTF (Federação Internacional de Tênis de Mesa). O mesa-tenista brasileiro terá ao seu lado no mesmo time o sueco Truls Moregard (9º), o alemão Dimitrij Ovtcharov (19º), a porto-riquenha Adriana Díaz (16ª) e a romena Bernadette Szocs (14ª). O elenco mundial será capitaneado por Waldner.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Do lado do Time Ásia, o capitão será o chinês Ma Long, bicampeão olímpico (2016 e 2020) e tricampeão mundial (2015, 2017 e 2019). Sua equipe contará com a compatriota Chen Meng (4ª), os sul-coreanos Jang Woojin (14º), Lim Jonghoon (35º) e Shin Yubin (11ª), o cazaque Kirill Gerassimenko (41º) e a indiana Manika Batra (25ª).

Sistema de disputa

A Waldner Cup foi criada por Jan-Ove Waldner, campeão olímpico (1992) e bicampeão mundial (1989 e 1997). O evento nasceu com objetivo de promover o tênis de mesa no mundo. Considerado um dos maiores mesa-tenistas de todos os tempos, o sueco reúne estrelas da modalidade para dois dias de disputas entre jogadores da Ásia e do resto do mundo.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

O sistema de disputa da Waldner Cup é simples: os capitães selecionam jogo a jogo quem irá à mesa por suas equipes. No sábado, primeiro dia de competição, cada vitória vale um ponto. Já no domingo, quem vencer leva dois pontos para o seu time.

Mais atrações

Na sexta-feira, o evento terá uma série de jogos de exibição. Hugo participará de um deles, de duplas, jogando ao lado da presidenta da Confederação Norueguesa de Esportes, Zaineb Al-Samarai. Do outro lado estarão Bernadette Szocs e o presidente da Federação Norueguesa de Tênis de Mesa, Christian Ibenfeldt. Nas outras partidas, destaque para o duelo entre Ma Long e Waldner.

Programação

Sexta-feira (13/12) | A partir das 14h (de Brasília)

  • Jogos de exibição

Sábado (14/12) | A partir das 10h (de Brasília)

  • Primeiro dia de disputas

Domingo (15/12) | A partir das 10h (de Brasília)

  • Segundo dia de disputas
Rafael Zito

Mais em​ Tênis de Mesa

A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa
Guilherme Costa e Cátia Oliveira (XD4), junto de Carlos Eduardo Moraes e Joyce Oliveira (XD10), conquistaram o ouro em suas categorias
Jean Carlos de Souza e Gabriel Antunes, e Thais Severo e a turca Hatice Duman, conquistaram mais duas medalhas para o Brasil em Lasko