Sophia Kelmer conquista a prata no Aberto Paralímpico da Polônia

Sophia Kelmer vence quatro jogos, perde para líder do ranking mundial e conquista a prata no Aberto Fa20 da Polônia

A brasileira Sophia Kelmer conquistou a medalha de prata no Aberto Fa20 da Polônia de tênis de mesa paralímpico. Após uma campanha de quatro vitórias, a jovem de 16 anos de idade perdeu para a norueguesa Aida Dahlen por 3 sets a 1 (11/0, 11/7, 8/11 e 11/4) na final do torneio da classe 8 feminina, realizada nesta quarta-feira (27), em Wladyslawowo, e ficou com o vice-campeonato.

Quinta colocada do ranking mundial, Sophia Kelmer venceu os três jogos que fez na primeira fase da competição. Assim, se garantiu na semifinal de forma direta. Nesta quarta, ela iniciou o dia com uma vitória dominante diante da holandesa Frederique Van Hoof, número oito do mundo, por 3 a 1 (11/5, 11/5, 6/11 e 11/4), e avançou para a grande decisão.

Por lá, Sophia encarou Aida Dahlen, líder do ranking mundial, e acabou derrotada. A brasileira chegou a tomar 11/0 no primeiro set, mas conseguiu equilibrar as ações da partida a partir da segunda parcial, mesmo perdendo por 11/7. No terceiro set, Sophia engatou uma reação e ganhou por 11/8. No entanto, na quarta parcial, Dahlen voltou a ser dominante e ganhou por 11/4.

Com o fim das disputas individuais, somente Sophia Kelmer medalhou entre os brasileiros participantes no Aberto da Polônia de tênis de mesa paralímpico. Agora, é hora dos torneios de duplas. As competições começam nesta quinta-feira, com a presença de Iranildo Espíndola/Guilherme Costa (MD4), Israel Stroh e o espanhol Jordi Morales (MD14) e Sophia Kelmer e a polonesa Katarzyna Marszal (WD14).

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTênis de Mesa

Vice-campeões da chave de duplas mistas, Lucas Romanski e Beatriz Fiore conquistam o bronze no simples masculino e feminino em Monteria
ESCEMA e APACE duelarão pelo título do Regional Nordeste de Futebol de Cegos às 9h30; Mais cedo, às 8h, NEACEP e ACEP/ICCE disputam o bronze
Brasil começa bem na etapa de Maniago da Copa do Mundo de paraciclismo e conquista um ouro, uma prata e três bronzes
A derrota de Vinícius Costa para o indiano Sivarajan Solaimalai impediu o duelo dele com o compatriota Vitor Tavares na semifinal do Internacional do Bahrein de Parabadminton